20.5 C
Brasília
25 abr 2024 10:20


Senador Hélio José (PSD) realiza Audiência Pública para tratar da Saúde do DF

O senador, Hélio José (PSD), realizou a Audiência Pública Para debater a crise do sistema de Saúde de Brasília e do Brasil, realizado na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal. O evento aconteceu em duas edições, no dias 21 e 28 de agosto e deve ter outra etapa em aproximadamente 30 dias.

O evento contou com a presença a participação de gestores da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF); do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), da Defensoria Pública da União (DPU), da Casa Civil, do Conselho de Saúde do DF (CSDF); da Defensoria Pública do DF (DPDF), de entidades sindicais: Sindicato dos Médicos do DF (SindMédico), Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF), de representes de empresas da iniciativa privada, além de profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Hélio José explicou a importância da realização da Audiência Pública: “A Audiência Pública demonstrou a vontade da Secretaria de Saúde e de seus gestores de discutir um encaminhamento junto com os usuários, que o Secretário [de Saúde do DF, Fábio Gondim] e a secretária adjunta [de Saúde do DF, Eliene Berger] estão abertos ao diálogo e construindo uma agenda onde podem, juntos discutir a problemática para superar a crise da saúde pública do DF.”

O Senador lembrou ainda das informações importantes obtidas a partir da realização da Audiência Pública: “Foi possível levantar uma série de questões com relação a gestão, a estrutura, as finanças que são importantes para superação da atual situação de crise que se encontra a saúde do DF.”

Segundo o  Senador as informações colhidas a partir da Audiência Pública serão encaminhadas pelo Senado Federal à SES-DF e ao Ministério da Saúde, de modo que possam analisar as opiniões, críticas e sugestões apresentadas de modo que possam tomar providências para melhorar a saúde púbica do DF. “Queremos propiciar aos brasilienses e ao Brasil um melhor atendimento da Saúde Púbica e fortalecimento do nosso SUS que é tão importante para todos nós.”, afirmou.

Hélio José observou que em no máximo dois meses deve realizar uma terceira etapa da Audiência Pública em que serão convidados representantes do Ministério da Saúde, do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG), a SES-DF e a Promotoria pública. “Queremos discutir uma saída orçamentária para que a Saúde do DF saia da UTI.”, disse.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever