20.5 C
Brasília
20 abr 2024 08:17


Hemocentro busca doadores de sangue O negativo

Fundação registra baixa no estoque, e demanda segue alta. Frio e seca contribuem para a ausência de voluntários

Por: Gabriela Moll

O estoque de sangue com fator RH negativo da Fundação Hemocentro de Brasília registrou baixa de 65%. A reserva desse tipo costuma ficar em torno de 10% do total. Neste mês, o índice está em 3,5%.

Segundo a instituição, a redução é normal nesta época do ano devido às condições climáticas, como a seca e o frio. A demanda, contudo, continua alta e por isso é importante que haja doadores constantes, que ajudarão a abastecer hospitais públicos e privados conveniados do Distrito Federal com todas as tipagens sanguíneas.

O hemocentro reforça a necessidade de ter voluntários considerados doadores universais, ou seja, que tenham o sangue O negativo (o receptor universal é o AB positivo). Estima-se que apenas 5% da população brasileira tenham sangue desse tipo.

Requisitos
Interessados em ajudar devem comparecer ao hemocentro com documento de identidade com foto e cumprir requisitos básicos como pesar mais de 50 quilos e ser maior de 18 anos. Adolescentes a partir de 16 anos também podem doar, desde que estejam acompanhados por um responsável legal.

Para todos os casos, deve-se estar em boas condições de saúde e não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e estar sem fumar há pelo menos duas horas. Outras exigências podem ser conhecidas no site da Fundação Hemocentro de Brasília.

Fundação Hemocentro de Brasília
Setor Médico-Hospitalar Norte, Quadra 3, Conjunto A
De segunda a sábado, das 7 às 18 horas
(61) 3327-4447
Mais informações pelo telefone 160, opção 2 e pelo site www.fhb.df.gov.br

Fonte: Agência Brasília

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever