20.5 C
Brasília
19 abr 2024 07:02


SindMédico critica Rollemberg e condena a nomeação de Gondim para a Secretaria de Saúde

Após assembleia realizada na segunda-feira (27/Jul), o Sindicato dos Médicos do DF (SindMédico) emitiu uma Carta de Repúdio, entregue hoje no gabinete do governador, Rodrigo Rollemberg (PSB) (. O documento manifesta a contrariedade por parte do SindMédico em relação à nomeação de Fábio Gondim, para a pasta da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF).

No documento emitido pelo SindMédico o presidente da Entidade, Guttemberg Fialho, que assina a Carta,  afirma que o governo tem causado um sentimento de perplexidade entre os profissionais de saúde do DF e coloca em xeque a credibilidade da gestão Rollemberg: “Não sabemos mais o que é fato ou decorrência, nem no que acreditar.”, e faz duras críticas à gestão de João Batista de Sousa à frente da SES-DF: “Vivenciamos, há poucas semanas, uma série de equívocos de gestão, que culminou na incidência de uma série de fatores prejudiciais à comunidade usuária da rede pública de saúde, inclusive o surgimento de um surto de bactérias que deixou a população suscetível a riscos iminentes á vida.”.

Fialho questionou ainda a nomeação e Fábio Gondim, para gerir a SES-DF e sustentou vários fatores para justificar tais questionamentos, principalmente, a contradição em relação ao discurso de transparência por parte do governo Rollemberg e a derrotada do PT no Distrito Federal.

 “Gostaria que Vossa Excelência explicasse à população de Brasília como é que um governo que declara não saber se terá condições de honrar os compromissos financeiros a partir de outubro, que alega não ter dinheiro para comprar os produtos de primeira necessidade para um atendimento médico/hospitalar digno, como medicamentos, equipamentos e insumos em geral, indica um secretário justamente para organizar os processos de compra na SES, depois de sete meses de governo…  Uma pessoa sem formação na área e sem a mínima experiência, candidato do PT, partido fragorosamente derrotado nas urnas do Distrito Federal… Qual será o objetivo de Vossa Excelência? Seria instituir o caos na saúde do Distrito Federal? Inviabilizar o trabalho dos profissionais? …Deixar a população sem esperança e sem saída? … Acreditamos que não, pois sabemos que Vossa Excelência é uma pessoa de bem. Mas, muito mal assessorada.”.

O  presidente do SindMédico chamou de “falta de respeito do GDF com todos os profissionais do segmento em Brasília”, Rollemberg ter convidado Gondim, que não tem expertise em Saúde Pública, para assumir a SES-DF, isso considerando que o novo secretário foi pego de surpresa com o convite do Governador.

Fialho lembrou ainda as especificidades da Saúde do DF e lembrou que o DF tem quadros preparados para gerira a Pasta, sem precisar trazer profissionais de outros estados, considerou um “equívoco” tal postura por parte de Rollemberg e manda um recado ao governador: “Governador, não se pode fazer experimentos na saúde… Brasília, antes de um gestor de compras, necessita de um secretário que, além da expertise e vivência na área, consiga interligar necessidades e possibilidades de forma rápida e eficaz, pois a população já não aguenta mais esperar… Pessoas estão perdendo a vida e ficando mutiladas em face do descaso na saúde e não adianta transferir a responsabilidade para os profissionais da área como vem tentando sua assessoria.  Seu governo precisa estabelecer uma política de saúde com mais responsabilidade para aliviar o sofrimento de todos aqueles que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS).”

Confira o documento na íntegra:

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever