21.5 C
Brasília
20 abr 2024 05:40


GDF não é a Santa Sé; nem CLDF, a Babilônia

Por Fred Lima

No caso dos grampos que abalou a política do DF nos últimos dias, a visão de muitos com relação aos poderes é mais ou menos assim: o GDF é a Santa Sé, e a Câmara Legislativa, a Babilônia. Visão equivocada. Os últimos grandes escândalos de corrupção na cidade não partiram da CLDF, mas do Palácio do Buriti. O mensalão do DEM é um exemplo nítido, onde o corruptor foi o GDF, segundo a denúncia, e o corrompido, a Câmara.

Muitos estão acusando os deputados de terem coagido o governador Rodrigo Rollemberg para obterem cargos no governo. O problema é que vencer uma eleição sendo apoiado por uma gama de partidos políticos e querer governar apenas com professores teóricos de universidades, ou seja, técnicos, é uma tolice sem tamanho. Todo governo é fruto de um projeto político. O que não pode ocorrer é fisiologismo, mas contar com o auxílio daqueles políticos – competentes – que o ajudaram a vencer a eleição, é válido e democrático. Agora chantagens são inadmissíveis. O poder Legislativo é fiscal do Executivo, não um menino mimado que precisa receber afagos e presentes para votar projetos de interesse do povo que o elegeu.

Agora pergunto: quem está com a razão, o grampeador ou o grampeado que foi pego com a boca na botija em negociatas nada republicanas? Nenhum dos dois. Grampo ou gravação ilegal, sem o consentimento de quem estiver sendo gravado, é crime. Confesso que não vi nada demais nas conversas dos distritais que foram gravadas. Eles apenas reclamaram do espaço quase nulo que ambos e todos os políticos que apoiaram Rollemberg tem no governo – não mentiram. Se ajudaram a eleger o governador, merecem, sim senhor, participar da nova gestão. No entanto, alguns estão fazendo do caso um cavalo de batalha, deixando a impressão nas entrelinhas que toda a indignação em terem sido gravados não é pelo ato ilegal em si, mas porque tinham interesses escusos na jogada e agora a população tomou conhecimento. Ou estão com medo de aparecer novas gravações que os comprometam de vez.

Não posso afirmar, pois não tenho provas, mas acredito que até eu fui grampeado por alguém do governo que estava fazendo esse serviço sujo, não apenas eu, mas outros blogueiros também. Por quê? Ora, fui um dos blogueiros que denunciou que políticos estavam sendo grampeados e, com exclusividade, até o vice-governador. Ninguém do GDF disse publicamente um “i” sequer sobre a denúncia que fiz no início do mês passado. Só recebi a informação segura de que um dos auxiliares mais próximos do governador queria saber quem era a minha fonte no Buriti.

A verdade é que o caso ainda vai dar muito pano pra manga. Esta semana promete ser agitada, com a possibilidade ou não da instauração de uma “CPI da Arapongagem”, que seria instaurada para investigar o vazamento das gravações e seus autores, fora outras denúncias de grampeamento que os blogs não deixaram de noticiar.

Fonte: Blog do Fred Lima

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever