25.5 C
Brasília
23 abr 2024 21:00


Campanha de vacinação antigripal começa nesta segunda-feira

Todos os postos de imunização do DF abrirão das 8 h às 17 h durante a semana. No sábado (9), haverá mobilização nacional contra a doença

A campanha de vacinação contra a gripe no Distrito Federal começa nesta segunda-feira (4) e vai até 22 de maio. No período, todas as salas de imunização das regionais de saúde ficarão abertas durante a semana, das 8 às 17 horas. No mesmo horário do sábado (9), data marcada para a mobilização nacional contra a doença, estarão em funcionamento 161 postos — montados em escolas e supermercados, entre outros locais.

O público-alvo da campanha é formado, majoritariamente, por idosos — com 60 anos ou mais —, crianças entre seis meses e cinco anos de idade, gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias e portadores de doenças crônicas não transmissíveis. Além disso, poderão receber a imunização pessoas com outras condições clínicas especiais, presos e funcionários do sistema prisional, trabalhadores da área de saúde e povos indígenas.

Quem não tem condições físicas para se deslocar ao posto pode entrar em contato com o Disque Saúde do governo de Brasília, pelo número 160, para agendar a vacinação em domicílio. Asilos e instituições para idosos receberão a campanha, de acordo com calendário definido pela Secretaria de Saúde.

A meta da pasta é vacinar pelo menos 80% do público-alvo, aproximadamente 600 mil pessoas. No ano passado, foram 92,3%. A expectativa do governo federal é a mesma, totalizando 39,7 milhões de pessoas.

A gripe (ou influenza) é uma doença respiratória infecciosa de origem viral. A patologia pode levar a complicações graves e ao óbito. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 1,2 bilhão de pessoas apresentam risco elevado para complicações da influenza. Alguns estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% a mortalidade global.

Fonte: Agência Brasília

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever