26.5 C
Brasília
24 abr 2024 16:46


31 Pediatras saem de funções administrativas para atender em hospitais

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-DF) publicou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de segunda-feira (27/Abr) a transferência de 31 pediatras, atualmente em cargos de chefia ou exercendo atividades administrativas, para fazer atendimento nas unidades de emergência dos Hospital Regional de Sobradinho (HRS), Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e Hospital Materno Infantil (HMIB), além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Núcleo Bandeirante.

Segundo o secretário de Saúde, João Batista, a iniciativa da SES-DF tem por objetivo reforçar o time que atua para enfrentar o surto de bronquiolite que está afetando crianças e aumentou a demanda de emergências e áreas de internação.

A novidade, no entanto, tem data de validade. Isso porque a designação por parte da SES-DF, por meio da Portaria nº 68, além de conceder ‘compensação’ com dedicação de 12 horas e 24 horas semanais em unidades de saúde para quem cumpre, respectivamente, 20 e 40 horas de trabalho por semana, tem validade até 31 de Julho. Os pediatras poderão ainda requerer adicional de insalubridade proporcional ao período e às horas trabalhadas na assistência.

Porque não ampliar a iniciativa?

Política Distrital já mencionou a existências de quadros essenciais à saúde pública do DF, de especialistas e técnicos em Saúde, atuando em exercendo funções administrativas na SES-DF. Casos denunciados ao blog demonstram a existência, por exemplo, de médica com doutorado em neurocirurgia de crânio e coluna; em cirurgia vascular; em medicina do trabalho; cardiologia e em outras especialidades, quando poderiam estar atuando nas unidades de Saúde.

Esses profissionais certamente ajudariam a reduzir as filas de esperas por consultas ou  procedimentos cirúrgicos. Vale observar que pacientes às vezes são obrigados a esperarem meses, às vezes mais de ano, para resolver determinadas demandas de Saúde. Isso, quando não morrem esperando.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever