24.5 C
Brasília
19 abr 2024 11:37


Centros de hidratação atendem a quase 200 pacientes com suspeita de dengue em uma tarde

Mais duas tendas serão abertas na terça-feira em Ceilândia e São Sebastião

Por Fábio Magalhães e Josiane Canterle

A estratégia adotada pelo Governo do Distrito Federal para aumentar os pontos de assistência às pessoas com dengue resultou no atendimento de 195 pacientes, neste sábado (25), acolhidos nos seis centros de hidratação montados pelo Executivo local. Destes, três pacientes foram removidos para hospitais. Neste domingo (26), o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, informou o governador em exercício, Paco Brito, que, na próxima terça-feira (28), serão abertas outras duas tendas, uma na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia e outra em São Sebastião. O anúncio aconteceu durante a visita às tendas montadas na cidade Estrutural e, em seguida, Candangolândia.

“É disso que nós precisamos: respostas rápidas. Isso desafoga os hospitais. São quase 200 pacientes que deixaram de procurar os hospitais em uma tarde. Além da rápida resolutividade, foram atendidos sem espera. Essa é a resposta que a população quer“, ressaltou o governador em exercício, em visita à tenda erguida na Unidade Básica de Saúde nº1 da Estrutural, acompanhado do secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

Iniciado ontem, ao meio-dia, o serviço é voltado à hidratação das pessoas com suspeitas da arbovirose. Ele ficará disponível à população durante todos os dias, das 7h às 19h, pelas próximas três semanas.

Nos locais, escolhidos estrategicamente, de acordo com a incidência da dengue, a assistência será prestada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que darão rápida resposta ao cidadão que buscar atendimento.  Nesses centros são oferecidas as hidratações oral e venosa, além do teste rápido, quando necessário, uma vez que o diagnóstico clínico é soberano.

“Os pacientes que precisam de hidratação e não têm local para fazer acabam procurando os hospitais, sobrecarregando a rede, principalmente o Hospital de Base, que não tem como finalidade este tipo de atendimento. Então, é muito importante ter essas tendas e, agora, com o reforço de mais duas, na Ceilândia e em São Sebastião, dando atendimento célere e gerando uma recuperação mais rápida. E, principalmente, observando quem tem comorbidades, doenças crônicas, pois esses pacientes serão encaminhados aos hospitais devidamente regulados”, frisou o titular da Saúde, Osnei Okumoto.

O secretário também visitou, neste domingo, a Unidade Básica de Saúde nº 1 da Candangolândia.  No sábado, Pacco Brito e Okumoto foram à unidade de Sobradinho II, na Região de Saúde Norte do Distrito Federal. Cada centro de hidratação tem a capacidade de atender, em média, cerca de 100 pacientes.

Como funciona

O cidadão que apresentar os sintomas da dengue, que são febre alta com início súbito (entre 39º e 40º C), forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos que piora com o movimento -, manchas e erupções na pele, extremo cansaço, dores nas articulações, náuseas e vômitos, deve procurar um dos centros de hidratação (endereços abaixo). Não havendo um na sua região, o local mais adequado para a assistência é a unidade básica de saúde mais próxima.

Na tenda, há o acolhimento com avaliação clínica e os casos mais graves são encaminhados para os hospitais. Três ambulâncias estão destinadas a este transporte.

Vigilância

O combate ao mosquito Aedes aegypti é constante no Distrito Federal. Durante o período sazonal de manifestação da dengue, a pasta mobilizou, além dos 542 agentes de Vigilância Ambiental, mais 400 militares do Corpo de Bombeiros e 138 homens do Exército, somados aos servidores dos outros órgãos que colaboraram nas diversas ações de combate ao vetor, realizadas em todas as regiões administrativas do DF.

Desde o início do ano, foram inspecionados 389.264 imóveis, o UBV, conhecido popularmente como fumacê, foi aplicado em 453.250 imóveis, e houve a instalação de 653 armadilhas em diversos locais. A retirada de inservíveis também ocorreu em várias regiões do DF, de modo a eliminar possíveis criadouros do mosquito.

Confira a localização dos centros de hidratação:

  • Varjão – UBS 1 – Vila Varjão, quadra 5, nº 5, conjunto A, lote 17
  • Candangolândia – UBS 1 – Área Especial, quadra 5/7
  • Itapoã – UBS 1 – quadra 378, Área Especial, Del Lago
  • Planaltina – UBS 4 – quadra 2, Rua A, Área Especial, Planaltina – DF
  • Estrutural – UBS 1 – Área Especial 2, Avenida Central
  • Sobradinho 2 – UBS 2 – rodovia 420, Setor de Mansões N01

Fonte: Agência Saúde

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever