21.5 C
Brasília
19 abr 2024 04:31


SAMU-DF inicia atividades pela 7ª Semana de Enfermagem

Evento tem como tema “Semeando ações”

Por Leandro Cipriano

Mais de 200 pessoas, entre estudantes e profissionais de saúde, participaram da abertura da 7ª Semana de Enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), nesta segunda-feira (13), no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Com o tema “Semeando ações”, o evento objetiva despertar a atenção de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem para uma reflexão de suas práticas e atuação no cuidado em saúde.

Presente à abertura, o secretário-adjunto de Gestão em Saúde, o enfermeiro Sérgio Luiz da Costa, destacou as qualidades desta especialidade, que se dedica, de forma continuada, a prestar uma assistência qualificada ao paciente.

“Que, a partir da designação do que nós temos, possamos destinar a melhor assistência aos pacientes e estabelecer a melhor relação com a sociedade. A todos nós, profissionais de Enfermagem, muito sucesso”, desejou Costa, que representou, no evento, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

O gerente de Atendimento Pré-hospitalar do Samu, Paulo Almeida, agradeceu a todos os presentes pelos trabalhos prestados na Enfermagem do serviço de urgência e apontou como um dos principais eixos de discussão, para os próximos dias de evento, os desafios do setor para a prática com equidade.

“Teremos três dias em que o conhecimento será o pilar dos próximos encontros, mas lembrando que confraternizar é preciso. Então, que sejam três dias de valorização aos nossos servidores, e sair com a certeza que doamos o nosso melhor”, frisou Almeida.

Programação

O evento será realizado até 16 de maio, no auditório da CLDF, com uma programação personalizada e palestras de capacitação e orientação aos participantes. Os temas incluem desde a qualidade em serviço, à segurança do paciente, medicamentos de alta vigilância e escuta qualificada.

A abertura da 7ª Semana de Enfermagem do Samu contou, ainda, com a participação do deputado distrital Jorge Vianna, que também é enfermeiro da rede pública de saúde.

Nacional

A ação, no Distrito Federal, integra as comemorações da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, comemorada em todo o país no período de 12 a 20 de maio, definido entre o dia do enfermeiro (12) e o do técnico e do auxiliar de Enfermagem (20).

As datas são em alusão ao nascimento de Florence Nightingale e à morte de Anna Neri, respectivamente. Ambas são personalidades históricas e de grande relevância para o desenvolvimento da Enfermagem no mundo e no Brasil.

Fonte: Agência Saúde

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever