19.5 C
Brasília
18 abr 2024 05:52


Celina Leão apresenta PL para garantir cuidados ortodônticos às crianças de 6 a 12 anos e reduzir Bullying

Falta de saúde bucal são motivos recorrentes de práticas de Bullying entre adolescentes

Por Kleber Karpov

A deputada federal, Celina Leão (PP) apresentou o Projeto de Lei n. 2416/2019, que dispõe sobre cuidados ortodônticos, em crianças e adolescentes, de 6 a 12 anos de idade. A proposição tem por objetivo, promover a autoestima e bem-estar psicológico, dos jovens.

Segundo a parlamentar, evidências recentes demonstraram que alterações bucais, como ausência de dentes, espaços entre os dentes e as más oclusões são os motivos mais recorrentes do Bullying em adolescentes. Prática essa que apresenta consequências negativas como a depressão, abandono dos estudos e até suicídio.

“É importante que nós consigamos garantir o acesso as nossas crianças, a tratamento odontológico adequado. Não tenho dúvida que se conseguirmos garantir a saúde bucal, das nossas crianças e adolescentes, vamos reduzir, consideravelmente, a prática de Bullying entre elas, em todo país.”, disse Celina Leão.

Recomendação da OMS

Estudos apresentados por Celina Leão, apontam metas da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a promoção de saúde mental, a recomendação de estratégias preventivas primárias, que inclui a redução dos fatores de risco à problemas de saúde mental sejam prioritárias.

Segundo a parlamentar, instrumentos usados pela OMS para mensuração da qualidade de vida atestam que o tratamento ortodôntico melhora os índices de bem-estar e saúde mental de crianças e adolescentes.

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever