20.5 C
Brasília
20 abr 2024 08:15


Conferências regionais de Saúde começam a definir rumos do SUS no DF

Conferências debatem eixos estruturantes do SUS, à serem levadas às etapas distrital em junho, e nacional na 16ª Conferência Nacional de Saúde, em agosto

Por Kleber Karpov

Desde 26 de março, as sete regiões de Saúde, estabelecidas pela Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), realizam as conferências regionais de Saúde. Nelas, conselheiros regionais de saúde, de cada Região Administrativa (RA), juntamente com usuários da rede pública, servidores e demais profissionais de saúde devem definir as prioridades do SUS-DF, a serem levadas à etapa distrital, prevista para junho, e essa por sua vez, à 16ª Conferência Nacional de Saúde, em agosto.

Sob o tema “Democracia e saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”, entre as discussões, os presentes definem os rumos do Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, três eixos estruturantes, foram previamente definidos e devem nortear os debates: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do Sistema Público de Saúde e Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS.

Região Norte

Foto: Agência Saúde-DF

Compreende as RAs Sobradinho, Planaltina e Fercal foi a primeira a realizar a conferência. Na ocasião, 167 pessoas se reuniram no teatro de Sobradinho ao longo do dia, para discutir os temas em grupos técnicos.

 


Foto: Agência Saúde-DF

Região Central

A Região de Saúde Central promoveu, na quarta-feira (27), uma conferência regional para debater os rumos da saúde pública no DF. Cerca de 160 pessoas participaram das discussões, no auditório do Hospital Regional da Asa Norte (Hran).


Foto: Kleber Karpov

Região Centro Sul

Composta por Riacho Fundo I e II, Guará, SIA, Núcleo Bandeirante, Park Way, Candangolândia e Estrutural, aconteceu na quarta-feira (3/Abr), no Clube da Saúde. A conferência contou com a presença do Secretario-adjunto de Gestão em Saúde, Sérgio Luiz da Costa, de administradores regionais,  do vice-presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), deputado distrital, Rodrigo Delmasso (PRB), dos colegas, o presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da CLDF, Jorge Vianna (Podemos), e Hermeto (MDB), suplente da CESC e outras autoridades.


Região Oeste

Na sexta-feira (5/Abr), a Escola Técnica de Ceilândia, situada na QNN 14 Sul, recebe a conferência da Região Oeste, que compreende as RAs Ceilândia e Brazlândia, também se reúnem para debater os temas propostos.

 


Região Sul

Sábado (6/Abr), é o dia da Região Sul, que compreende as RAs Gama e Santa Maria realizarem a conferência regional, no auditório da UniCeplac, no Setor Leste Industrial do Gama.

 


Região Leste

Sábado (6/Abr), também deve acontecer a conferência regional de saúde das RAs, São Sebastião e Paranoá, no Setor Habitacional Jardins Mangueiral.

 

 


Segunda-feira (10/abr), a região Sudoeste, das RAS Taguatinga, Samambaia e Recanto das Emas, realizam a conferência de saúde, das 8h às 18h, no Centro Cultural Taguaparque, no Pistão Norte de Taguatinga.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever