21.5 C
Brasília
25 abr 2024 03:03


Hospital Regional de Samambaia faz primeira cirurgia por videolaparoscopia

Por Josiane Canterle

O Hospital Regional de Samambaia realizou, nesta terça-feira (26), a primeira cirurgia por via laparoscópica, procedimento que é menos invasivo e garante a alta na metade do tempo em relação à cirurgia aberta.

O primeiro paciente da unidade a passar por este formato de intervenção para a retirada de vesícula foi a paciente P. L. M. S., de 26 anos. Após cinco meses de espera pela cirurgia, a expectativa é de que já nesta quarta-feira (17) ela possa ter alta e concluir a recuperação em casa.

“O hospital, que é referência em cirurgia de retirada de vesícula, já realizava esse tipo de procedimento por via aberta, e agora podemos fazer por vídeo, o que é bom para o hospital e excelente para o paciente”, explicou a cirurgiã Sarah Xavier da Silva. “A cirurgia por via laparoscópica diminui os riscos de complicações cirúrgicas, proporcionando ao o paciente menor tempo de internação, e dor em menor intensidade, já que são pequenas as incisões cirúrgicas proporcionando uma melhor recuperação”, completou.

Representando o Governo do Distrito Federal, Severiano Moreira Dantas acompanhou a cirurgia. “Com a possibilidade de realizar as cirurgias por videolaparoscopia, temos a expectativa de diminuir o tempo de espera na fila das cirurgias eletivas para esta especialidade, pois os pacientes ficam menos tempo no hospital em recuperação, permitindo que outro paciente seja chamado. É isso que queremos com o SOS DF Saúde: mais pessoas sendo atendidas em menor tempo”.

Junto com a dra. Sarah, a equipe médica contou com dra. Letícia Taira, dr. Elio de Aguiar e dr. Luiz Cláudio. O médico anestesista foi o dr. Luciano Gomes e o instrumentador foi Alexandre de Souza Carvalho. Teve como circulante Luana Roque Santos e os enfermeiros foram Aparecida Keilly Nogueira Silva, Gilberto Sabino, Dayanny Rodrigues Ulhôa.

Fonte: Agência Saúde

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever