25.5 C
Brasília
19 abr 2024 20:37


Saúde realiza 8,7 mil cirurgias no DF, em sete semanas

Procedimentos integram o SOS DF Saúde

A força-tarefa criada pelo Governo do Distrito Federal para a realização de cirurgias eletivas e de urgência/emergência atingiu, nesta segunda-feira (18), o quantitativo de 8.752 procedimentos feitos. O número é resultado da produção de 14 hospitais da rede, contabilizada desde o dia 1º de janeiro.

Um dos pacientes beneficiados pelo SOS DF Saúde é o morador do Riacho Fundo II, Francisco Fernandes da Silva. Com 70 anos, o idoso aguardou, durante 10 meses, por uma cirurgia de próstata. Por meio da força-tarefa, ele foi convocado para a realização da intervenção no dia 22 de janeiro, no Hospital Regional de Taguatinga, quando se internou. No dia seguinte, 23 de janeiro, a operação foi realizada com sucesso.

Há três anos aguardando por uma cirurgia de retirada de um cálculo renal, o mecânico Francisco das Chagas, 35 anos, enfim conseguiu realizar o procedimento no dia 12 de fevereiro. Desde 2016, entre uma crise e outra, ele foi avaliado como risco cirúrgico, ou seja, precisava fazer a cirurgia urgentemente, mas a precariedade da rede impossibilitou a intervenção.

Com o SOS DF Saúde, que dá melhores condições aos hospitais da rede, como o abastecimento, por exemplo, e permite que as cirurgias sejam realizadas de forma mais célere, Chagas pode se livrar de uma pedra de 3 centímetros que estava em seu rim.

“Eu só tenho que agradecer o que fizeram por mim e tudo o que ainda estão fazendo. Agora vou me cuidar mais, tomar corretamente os medicamentos, me recuperar e voltar a trabalhar”, planejou.

A Secretaria de Saúde tem divulgado, semanalmente, o balanço das cirurgias realizadas. O próximo levantamento será publicado na segunda-feira (25).

Fonte: Agência Saúde

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever