25.5 C
Brasília
25 abr 2024 20:11


CLDF erra e publica PL com extensão do modelo de gestão do IHBDF aos hospitais Materno Infantil e de Taguatinga

Erro assusta servidores e parlamentares, mas presidente da CCJ anunciou que correção deve ser publicada em nova edição do Diário Oficial da CLDF

Por Kleber Karpov

O Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), desta segunda-feira (28/Jan), que converteu o Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF) em Instituto de Gestão Estratégica do DF (IGESDF), foi publicado com erro. No texto, os hospitais Materno Infantil de Brasília (HMIB) e Regional de Taguatinga (HRT), foram mantidos, como se aprovados em Plenário da CLDF. No texto publicado, o acordo entre o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) foi ignorado.

Porém, após constatado o erro, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o deputado distrital, Reginaldo Sardinha (AVANTE), informou se tratar de um erro, a ser corrigido na próxima edição do Diário Oficial CLDF.

“Como presidente da CCJ, informo que o parecer da comissão é claro, coeso e faz jus aos registros taquigráficos da Sessão Extraordinária, no qual não inclui o HRT e HMIB. O erro que ocorreu foi por parte da Secretaria Legislativa (SELEG), responsável pela publicação do Diário da Câmara Legislativa (DCL) e será corrigido pelos mesmos com a republicação do PL n° 001/19, de autoria do Poder Executivo.”. publicou Sardinha, por meio de Nota.

Susto

O caso assustou servidores da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), além dos deputados distritais, principalmente, os contrários à aprovação da extensão do modelo de gestão do IHBDF às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e ao Hospital de Santa Maria (HRSM), conforme aprovado na última quinta-feira (24/Jan).

Nas redes sociais e grupos de mensagens instantâneas, o deputado distrital, Jorge Vianna (PODEMOS), presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) tranquilizou os servidores da SES-DF, ao informar o erro e a promessa de correção, por parte do presidente da CCJ.

Em tempo

Vianna publicou, no sábado (26/Jan), Nota de Esclarecimento e Compromisso em que lamentou a rejeição do parecer da CESC e a aprovação do PL do IHBDF. Confira a nota:

Na condição de deputado distrital, oriundo da Secretaria de Saúde e eleito pela atuação sindical, em defesa dos servidores, dentre os parlamentares da Câmara Legislativa do DF (CLDF), tenho convicção de ser um dos poucos nessa legislatura, a conhecer a realidade da Saúde do DF.

Entendo que tivemos uma grande provação, sobretudo aos profissionais de Saúde do DF, que nos impôs uma derrota, na última quinta-feira (24), ao vermos aprovado o Projeto de Lei nº 001/2019, que converteu o Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF) em Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF), além de estender o modelo de gestão ao Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). 

Lamento, que a Casa tenha derrubado o Parecer da Comissão de Educação, Saúde e Cultura, em que ao pedirmos a rejeição do Projeto de Lei 01/2019, tentamos reafirmar a importância do SUS para a manutenção da saúde pública do DF, ao apontar fragilidades, a exemplo da falta de realização de concurso público ou ainda a realização de compras sem transparência na aquisição de bens e serviços, sem um processo licitatório sério.

Mesmo com tantas derrotas, conseguimos reduzir o impacto do PL do Instituto, que retirou por meio de emendas, o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e o Hospital Materno Infantil (HMIB), do texto original do PL.  

No entanto, não tenho dúvidas que essa foi uma das várias batalhas a serem travadas. Sob essa ótica, reafirmo que pela primeira vez a CLDF deve ter um deputado que dedicará o mandato, independente de minha convicção política partidária, à resolver os problemas da Saúde do Distrito Federal, sempre pronto para atuar em defensa, além dos interesses dos servidores da Saúde, da população do DF.

Jorge Vianna
Deputado Distrital

 

 

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever