Ministério da Saúde apoia assistência às vítimas da barragem em Brumadinho (MG)

55
Print Friendly, PDF & Email

O Ministério da Saúde se solidariza com todas as famílias das vítimas afetadas pelo desastre do rompimento da barragem em Brumadinho.

O Ministério da Saúde está integrado ao governo de Minas Gerais para prestar assistência à população atingida pelo rompimento da barragem, em Brumadinho (MG), e garantir a melhor atenção à saúde da população atingida pelo desastre.

O secretário de Atenção à Saúde do Ministério, Francisco de Assis, está em Belo Horizonte (MG) compondo o gabinete de crise junto ao governo do Estado.

A pasta colocou à disposição a Força Nacional do SUS, kits de emergência (medicamentos e materiais de primeiro socorro) e outros insumos, como vacinas. Cada kit pode atender até 500 pessoas.

Além disso, todas as equipes do SAMU 192 da região estão mobilizadas para eventuais deslocamentos e atendimentos necessários. Ainda, 150 leitos hospitalares estão disponíveis.

Publicidade

Nessa primeira fase da Vigilância em Saúde, as equipes buscam por sobreviventes ou pessoas isoladas pelo rompimento da barragem. Estão sendo dimensionadas a necessidade de suprimentos, abrigos e atendimento para a população da região.

A segunda fase será o acompanhamento da contaminação dos recursos hídricos, em especial a situação das águas do rio Paraopeba que abastece cidades da região.

Fonte: Agência Saúde