Detentos ajudam na revitalização de praça em Samambaia

52
Print Friendly, PDF & Email

Programa Mãos Dadas, parceria entre o GDF e a Funap, representa uma economia de 85% aos cofres do GDF

Cinco dias e muita força vontade. Com a ajuda de uma equipe de detentos, o programa Mãos Dadas promoveu mutirão que transformou uma praça abandonada de Samambaia em um ambiente limpo, com acessibilidade e conforto para a população.

A ação faz parte do convênio do GDF com a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) e conta com o apoio da Sesipe (Subsecretaria do Sistema Penitenciário), Novacap, e Corpo de Bombeiros.

Pelas contas da administradora de Samambaia, Glayce Helena Barbosa, o investimento para revitalizar a praça – com 2.800 m2 – seria em torno de R$ 45 mil reais. “Com a mão de obra dos detentos e a contribuição de empresários da construção, que doaram materiais como tinta e alambrado, o valor ficou em R$ 7 mil”, comemora. A economia é de 85%.

A ação conta com o reforço de 65 detentos, que fizeram a limpeza de todo o local, incluindo bueiros, soldagem dos equipamentos do parquinho e a revitalização das calçadas, além de uma rampa de acessibilidade para cadeirantes.

Publicidade

Gerente de Administração Penitenciária, Willian Pereira Monteiro, diz que o Programa tem como objetivo principal a reinserção social dos presidiários, que também contribuem para melhorias na capital.

A maior parte dos internos não é recompensada financeiramente por este trabalho. Eles ganham o benefício da redução de sua condenação. E a cada três dias trabalhados o detento tem um dia a menos de prisão.

Os moradores da Quadra 523 aprovaram a iniciativa

Glayce adianta que o projeto prevê ainda a reforma de mais oito praças na região nos próximos seis meses.

“Nossa quadra estava abandonada há muitos anos. O parquinho é muito importante porque temos muitas crianças e elas não tinham lugar para brincar. A praça estava virando local de pessoas erradas. Então, graças a Deus, o Ibaneis e sua equipe viram a situação, e nos ajudaram, ” agradece Danilo Alves, morador de Samambaia, que completa: “Ficou muito bacana agora, estamos todos muito agradecidos ao governador Ibaneis”.

Fonte: Agência Brasília