Urgente: Blogueiro de Brasília precisa de doadores de sangue tipo O+

227
Print Friendly, PDF & Email

Fernando Fidelis da mais um susto em amigos e familiares. O primeiro foi em junho de 2011, quando sofreu um AVC Hemorrágico num período em que o Distrito Federal passava por uma grande crise na Saúde com os médicos e enfermeiros em greve.

À época, Fidelis ficou quatro dias na UTI do Hospital de Sobradinho. Após ser estabilizado, foi encaminhado ao Hospital de Base para fazer exames mais detalhados. Por meio de uma tomografia, descobriu que tinha sofrido um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVC Hemorrágico). Porém, com a greve dos médicos e enfermeiros, Fidelis ficou sem tratamento e abandonado em uma maca no corredor do Hospital de Base.

Uma grande mobilização capitaneada pelo blogueiro Eldo Gomes, com o apoio de vários outros blogueiros, chamou atenção da grande mídia para o caso. Vários parlamentares, entre eles Celina Leão (PP) e Eliana Pedrosa (Sem partido), entraram na briga para que a Secretaria de Saúde e o GDF dessem o atendimento que Fidelis precisava com urgência. O senador Alvaro Dias (ex-candidato a presidente da República), denunciou o descaso no Plenário do Senado Federal.

Felizmente essa história teve um final feliz. A notícia de alta do Fidelis foi dada através de nota oficial do Governo do Distrito Federal.

Agora, mais uma vez, Fernando Fidelis dá outro susto nos amigos e precisa da mobilização e ajuda de todos.

Publicidade

Nessa semana, Fidelis sofreu um derrame pleural (acúmulo de líquido entre os tecidos que revestem os pulmões e o tórax), além de uma crise muito forte de anemia falciforme, doença que enfrente desde a infância. Fidelis passou mal quando estava em casa, na noite de terça-feira, 4 de dezembro. Contudo, apenas na quinta-feira (6) recorreu ao atendimento hospitalar, quando foi encaminhado diretamente para UTI.

Após quatro dias de tratamento e muitos exames, o blogueiro segue estável e com grande melhora. Mas precisa urgentemente de doações de sangue.

Se seu tipo sanguíneo é O+, você pode ajudar comparecendo ao Hemocentro São Lucas e indicando a doação para Fernando Fidelis Santana.

O Hemocentro São Lucas fica no Lago Sul, SHIS QI 15 Bloco O. Torre 1. Térreo – Sala T 08.

Desde já, Fernando Fidelis e família agradecem enormemente sua doação e disposição. Se não puder doar, você pode ajudar divulgando essa campanha.

Requisitos para doação

  • Ter entre 16 e 69 anos de idade (menor de 18 anos deve apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião);
  • Pesar mais de 51 quilos e ter Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 18,5 (descontar o vestuário);
  • Não estar em uso de medicamentos;
  • Apresentar documento oficial com foto (original ou cópia autenticada em cartório), em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade. Documentos aceitos: carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira profissional emitida por classe ou carteira do doador da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB). Não são aceitos crachás funcionais nem carteiras estudantis;
  • Dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação;
  • Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
  • Não fumar duas horas antes da doação.

Importante:

  • Doador com menor de 12 anos deverá vir acompanhado de outro adulto para cuidar da criança.
  • O candidato à doação será avaliado por profissionais de saúde para verificar se está apto a doar sangue.
  • Seja sincero ao responder as perguntas feitas durante a triagem! Não omita informações importantes, pois disso depende a segurança do doador e do receptor.