28.5 C
Brasília
19 abr 2024 16:31


Jorge Vianna, sindicatos e conselhos apontam possíveis nomes para secretário de Saúde do DF

Categorias devem indicar lista tríplice para escolha de novo secretário de Saúde

Por Kleber Karpov

Na noite desta segunda-feira (29/Out), em reunião organizada pelo deputado distrital eleito, e vice-presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (SINDATE-DF), Jorge Vianna, com as entidades sindicais, conselhos e associações ligadas à Saúde. As categorias pontuam dificuldades, estabeleceram perfis desejáveis do novo secretário de saúde do DF, e, apontaram possíveis nomes para compor lista tríplice, a ser entregue ao governador eleito do DF, Ibaneis Rocha (MDB).

Durante a reunião, que ocorreu na sede do Sindicato dos Enfermeiros do DF (SINDENFERMEIRO-DF), os representantes das entidades sindicais apontaram o perfil desejado para o futuro secretário de Saúde. Entre as reivindicações apontadas, estão a necessidade de ser servidor de carreira, e de ter uma atenção com relação às demandas e necessidades dos servidores.

Representantes de entidades apontam perfil e sugerem nomes para novo secretário de Saúde – Foto: Cedida ao Política Distrital

A definição do nome do novo secretário de Saúde pode atender a uma das promessas de campanha de Ibaneis Rocha que, embora tenha definido ter a necessidade de ser um gestor, também foi categórico ao atribuir a escolha a partir de indicação.

Para Jorge Vianna, o novo governador do DF, acerta ao ouvir os colaboradores, para definir o primeiro escalão do governo.

“O governador Ibaneis tem ouvido as vozes dos servidores, não só da Saúde, mas de outras categorias como a Polícia Civil, e acredito que, embora seja uma prerrogativa dele, Ibaneis foi feliz ao abrir a possibilidade de os servidores indicarem uma lista tríplice de nomes de gestores que saibam se relacionar com os profissionais que estão na ponta atendendo os pacientes, ao contrário do que assistimos na gestão do governador Rodrigo Rollemberg.”, disse Vianna.

Nomes cogitados à lista tríplice 

Dentre os nomes apontados para compor a possível lista tríplice a ser encaminhada à Ibaneis Rocha estão:

Gutemberg Fialho (PR)
Médico e advogado
presidente do Sindicato dos Médicos do DF (SINDMÉDICO-DF)

 


Adriano Guimarães Ibiapina
Cirurgião-geral e cirurgião-bariátrico;
Ex-diretor do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN);
Perseguido pela atual gestão da SES-DF, por fazer parte da composição do plano de governo da Saúde do então candidato ao GDF, Jofran Frejat (PR);


Leonardo Esteves
Secretário Municipal de Saúde de Valparaiso(GO);
Médico da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF);
Esteve na reunião e se lançou como candidato ao cargo;


Gilney Guerra
Enfermeiro;
ex-presidente do Conselho Regional de Enfermagem do DF (COREN-DF);
Primeiro-tesoureiro do COFEN;

Participantes

Representantes de Sindicatos e Conselhos definem perfil e nome de possível secretário de saúde do DF – Foto: Cedida ao Política Distrital

Entre as entidades representadas na reunião estão, além do SiNDATE-DF, SINDENFERMEIRO-DF e SINDMÉDICO-DF, os sindicatos Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde e Agentes Comunitários de Saúde (SINDIVACS-DF), do Sindicato dos Técnicos em Radiologia do DF (SINTTAR-DF), dos Odontologistas do DF (SODF); dos Biomédicos do DF (SINDBIOMÉDICOS-DF), dos Empregados de Estabelecimentos de Saúde do DF (SINDSAÚDE-DF), dos Técnicos e Auxiliares em Laboratório do DF (SINTRALAB-DF), dos Especialistas em Saúde (SINDES) e ainda dos conselhos regionais de Técnicos em Radiologia (CRTR) e de Enfermagem (Coren-DF) e da Associação dos Especialistas em Saúde (AES) .

Os representantes das entidades sindicais, conselhos e associações devem voltar a se reunir na próxima segunda-feira (6/Nov), para dar continuidade as discussões e definir os três nomes que devem ser entregues a Ibaneis Rocha.

Atualização: 30/10/2018 às 22h39

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever