Eleições 2018 DF: Ibaneis recebe apoio de partidos políticos, candidatos eleitos ou derrotados nas urnas

532
Print Friendly, PDF & Email

Com maioria absoluta nas eleições em primeiro turno, Ibaneis consolida ampla coalisão para disputa do governo do DF. Enquanto isso, Rollemberg, procura

Por Kleber Karpov

Na disputa para o segundo turno, os candidatos ao GDF, Ibaneis Rocha (MDB) e o atual ocupante do Palácio do Buriti, o socialista Rodrigo Rollemberg (PSB), buscam apoios para a próxima ‘batalha’. Com as articulações a todo vapor, agremiações partidárias e candidatos com ou sem êxito nas urnas definem os apoios aos postulantes ao governo do DF.

Na corrida por apoios, Ibaneis Rocha, que obteve 43% dos votos válidos, leva larga vantagem em relação à Rollemberg, segundo colocado no 1o turno, com apenas 13% dos votos.

Dentre os apoios confirmados, Ibaneis conta com o poder de fogo do presidente do PSD e ex-candidato ao GDF, Rogério Rosso, que obteve 11% dos votos válidos. Do deputado federal e presidente do PSDB, Izalci Lucas, eleito para o Senado Federal.

Publicidade

Algumas das adesões mais recentes foi definido nesta quinta-feira (11), incluem legendas a exemplo do PSDB, PPS e PHS.

Entre os deputados

Candidatos eleitos, além de ter confirmação ou acenarem, nomes de peso da política do DF, a exemplo dos distritais Celina Leão (PP) e Julio César (PRB), ambos eleitos federais, ou ainda dos colegas de legenda, Rodrigo Delmasso, reeleito a distrital e Martins Machado, o mais bem votado para a CLDF, confirmam apoio a Ibaneis.

Oposicionistas

Ibaneis pode levar ainda o apoio de nomes que fizeram forte oposição à gestão de Rollemberg, a exemplo do vice-presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (SINDATE-DF), Jorge Vianna (PODEMOS), que se considera perseguido pela gestão do atual ocupante do Buriti, ou ainda do subtenente da Policia Militar e ex-administrador de Candangolândia, João Hermeto Olveira Neto (PHS), ambos eleitos deputados distritais.

Boa vizinhança

Ronaldo Caiado (DEM) eleito governador de Goiás, declara apoio a Ibaneis Rocha (MDB) para disputa ao GDF – Foto: Renato Alves/Divulgação

Um apoio inusitado, também deve reforçar os laços entre com os municípios e o estado vizinho. Também foi decidido nesta quinta-feira (11), o senador Ronaldo Caiado (DEM), eleito governador de Goiás, fechou com Ibaneis Rocha, o que deve facilitar a discussão de temas importantes, a exemplo do sistema de abastecimento de água do Corumbá IV, além de projetos importantes relacionados à Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (RIDE).

Enquanto isso…

Rollemberg por sua vez, que conseguiu a façanha de chegar ao segundo turno, vaga a procura de apoiadores, porém, até o momento, o único partido que abriu uma ‘brecha’ foi o PSOL, que condicionou uma declaração pública do socialista, em não apoiar o candidato à presidência, Jair Bolsonaro (PSL), algo que o chefe do Executivo declinou após anunciar neutralidade em relação às eleições presidenciais.

0

Comentário