19.5 C
Brasília
23 abr 2024 08:48


Sem ar condicionado Hemodinâmica do Instituto HBDF pode ter contaminação de ambiente

 

Alerta é de servidor da SES-DF que acusa gestores de improvisam com ventilares para tentar resfriar ambiente

Por Kleber Karpov

Na tarde desta sexta-feira (28/Set), Política Distrital (PD) recebeu denúncia da falta de ar condicionado do serviço de Hemodinâmica e da endoscopia do Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF). De acordo com o denunciante, o setor chegou a atingir 36o e corre o risco de contaminação.

Ainda de acordo com o denunciante, que solicitou sigilo de identidade, de forma irresponsável e para  tentar ‘abafar o problema’, os gestores improvisam com a colocação de ventiladores, o que segundo a fonte, “não resolve o problema”. Isso porque “O resfriamento do ambiente evita a propagação das bactérias, e sem o ar condicionado, mesmo com os ventiladores, o que tem é um espaço que circula um ar quente, pois a temperatura hoje a tarde chegou a atingir 31 graus ao meio dia e 36 graus aqui dentro ao longo da tarde, e no serviço de hemodinâmica temos um grave risco de contaminação.”, explicou.

Em fotos e vídeo recebido por PD é possível constatar a presença de diversos ventiladores na unidade, solução improvisada da gestão do IHBDF para ‘resolver’ o problema da falta de ar condicionado na Hemodinâmica.

Explicou, explicou, mas…

Questionada sobre a falta de ar condicionado, em nota a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), evitou confirmar o problema e se limitou a informar que o HBDF instalou “58 aparelhos em diversas áreas apenas em 2018”.

A Pasta alega ainda que ”O sistema de ar-condicionado da enfermaria e ambulatório é central e exige um projeto, já em elaboração, complexo e caro. O IHB estuda a melhor maneira de realizar a troca com vistas à eficiência do uso das verbas públicas e melhor atendimento ao cidadão, sem a paralisação dos serviços.”.

Porém, tal explicação causa estranheza uma vez que em 2013, o Hospital de Base, ganhou o sistema ininterrupto de Hemodinâmica, portando, o setor tinha instalação adequada de ar condicionado.

Hemodinâmica

A Hemodinâmica é uma área ligada à cardiologia em que se realiza procedimentos de cateterismo para diagnósticos  de problemas cardíacos e ainda para realização de procedimentos, a exemplo das angioplastias, para desentupimento de artérias, quimioteria arterial (tratamento oncológico por meio de catéter.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever