21.5 C
Brasília
23 abr 2024 03:17


Eliana Pedrosa dispara e Rollemberg se aproxima do adeus ao Palácio do Buriti, ainda em primeiro turno

No momento em que eleitor tem voz, sociedade brasiliense começa demonstração da lei do retorno, preconizada por Izaac Newton ao atual ocupante do Buriti

Por Kleber Karpov

Uma pesquisa do IBOPE, encomendada pela Rede Globo, nesta quarta-feira (12/Set), coloca a candidata ao GDF, Eliana Pedrosa (PROS) com 23% das intenções de votos, o equivalente a 11 pontos percentuais a frente do candidato a reeleição, Rodrigo Rollemberg (PSB), estagnado com 12%.

Com aproximadamente 80% de rejeição, a pesquisa revela ainda que, se as eleições fossem hoje, o socialista estaria fora do segundo turno. Isso porque Alberto Fraga (DEM), atualmente com 13% das intenções de votos, também já superou o atual ocupante do Buriti que deve repetir o feito do ex-governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), em 2010.

Na disputa eleitoral, Rogério Rosso (PSD) passou para 10% das intenções de votos e segue em empate técnico, juntamente com Fraga e Rollemberg. Chama atenção, o candidato do MDB, Ibaneis que saltou de 2% para 7%,  em relação a pesquisa anterior.

O IBOPE ouviu 1.204 eleitores de todas as regiões do DF entre 9 e 11 de setembro, registrados sob os números: DF-04805/2018, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e BR-06394/2018 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Brancos e nulos

Chama atenção na pesquisa, os votos brancos e nulos equivalentes a 15% do eleitorado e os que não sabem em quem votar com apenas 8% dos votos.

Isso porque, tais percentuais começa a contrariar a expectativa de baixa participação dos eleitores, no processo eletivo desse ano. Algo que dificulta, ainda mais, a vida de atual ocupante do Buriti, que começa a se despedir do trono.

Segundo turno

Em simulações de três cenários possíveis, Rollemberg ficará fora da disputa para segundo turno. No confronto com Eliana Pedrosa (Pros), o atual ocupante do Buriti perderia com 21% dos votos contra 48% da rival.

Em eventual disputa contra Fraga, o dono do jargão: “Governador, respeite o povo” ganharia com 40% e Rollemberg teria 24%.

Fraga por sua vez perderia para Eliana Pedrosa caso ambos se enfrentassem enfrentassem em um segundo turno, com 41% a 27%, respectivamente.

Em tempo, Pesquisa Metrópoles/FSB divulgada na terça-feira (11/Set),  na última terça (11) também apresenta Rollemberg derrotado, em eventual disputa  Eliana, Fraga ou Rogério Rosso (PSD). No atual cenário, Rollemberg empataria Ibaneis Rocha (MDB).

Confira o cenário exposto pela pesquisa Ibope:

  • Eliana Pedrosa 48% x 21% Rollemberg
  • Alberto Fraga 40% x 24% Rollemberg
  • Eliana Pedrosa 41% x 27% Alberto Fraga

Com informações de Metrópoles

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever