21.5 C
Brasília
20 abr 2024 02:34


André Pepitone é nomeado diretor-geral da Aneel

Por Dorleni Dornelles

Em Cerimônia realizada no último dia (15/8) no Ministério de Minas e Energia (MME), o ministro Moreira Franco, deu posse ao Diretor-Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), André Pepitone da Nóbrega.

Pepitone foi nomeado pelo presidente da República Michel Temer em decreto publicado no Diário Oficial da União de ontem 14/8. A cerimônia contou com a participação dos diretores da ANEEL, Sandoval Feitosa e Rodrigo Limp.

Estiveram também presentes ao evento servidores da Agência, antigos e atuais dirigentes da ANEEL, a presidente da Fundação Ângelo Bozzeto, Mariza Bozzeto,o senador Hélio José (Pros-DF), entre outros parlamentares, representantes de instituições públicas e privadas, autoridades governamentais e jornalistas especializados em energia e infraestrutura.

André Pepitone durante discurso de posse enquanto diretor-geral da ANEEL- Foto: Divulgação

Em seu discurso, André Pepitone da Nóbrega destacou como exercerá o mandato de diretor-geral da ANEEL. “Exercerei a presidência da ANEEL com isenção, diálogo, equilíbrio, transparência, sem abrir mão de preceitos morais que trago de família, com correção, respeito, probidade e senso de justiça”. Pepitone também ressaltou a importância do órgão regulador para atrair investimentos para o setor.

“Cabe ao regulador estimular a eficiência, construir um ambiente competitivo, sustentável, com regras claras e estáveis que transmitam segurança para manter propício e atraente o ambiente de negócios em nosso país”, afirmou o diretor-geral.

André Pepitone da Nóbrega é servidor da carreira de Especialista em Regulação e diretor da ANEEL desde agosto de 2010. Como servidor da Agência, atuou na equipe de autorizações de empreendimentos de fontes renováveis da Superintendência de Concessões e Autorizações de Geração – SCG (2000-2002); na Superintendência de Estudos de Mercado – SEM (2002-2006) e na Assessoria da Diretoria – ASD (2006-2010).

André Pepitone e esposa durante posse da direção-geral da ANEEL- Foto: Divulgação

Pepitone é engenheiro civil pela Universidade de Brasília – UnB, especialista em Ciências Geotécnicas, também pela UnB, e possui MBA em Theory and Operation of a Modern National Economy, pela Universidade George Washington. Entre maio de 2012 e maio de 2014, Pepitone desempenhou a função de Diretor da Associação Brasileira de Agências de Regulação – ABAR. Em março de 2015, foi eleito Vice-Presidente da Associação Ibero-americana de Entidades Reguladoras de Energia – ARIAE, com mandato de três anos.

Em maio de 2018, foi eleito Presidente da ARIAE, com mandato de três anos. Seus principais interesses de pesquisa incluem políticas energéticas para energias renováveis, inovação e redes inteligentes, caminhos de modelagem em direção a sistemas energéticos sustentáveis e liberalização dos mercados de energia.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever