27.5 C
Brasília
18 abr 2024 14:31


Sob pressão governo federal anuncia, para quarta (23), redução no preço dos combustíveis

Governo no entanto atribuiu decisão à queda do dólar, na segunda(21)

Por Kleber Karpov

Com paralizações de caminhoneiros e pressão popular em relação aos sucessivos reajustes nos preços dos combustíveis, após reunião de emergência, governo anuncia redução do custo dos combustíveis. Anúncio publicado no site da Petrobras, indicam que o preço da gasolina cairá 2,08% e o do diesel, 1,54%.

A decisão se deu após reunião de emergência (21/Mai) convocada por Michel Temer com os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Minas e Energia), Eduardo Guardia (Fazenda) e Esteves Colnago (Planejamento) e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid.

Nesta terça-feira (22/Mai), os ministros Eduardo Guardia e Moreira Franco se reuniram com o presidente da Petrobras, Pedro Parente, no Ministério da Fazenda. Para ‘justificar’ o governo apontou a queda do dólar, no dia anterior, para reduzir os preços da gasolina e do diesel.

Gasolina

A queda no preço da gasolina ocorre após 11 reajustes consecutivos, ao longo dos últimos 17 dias e, de o preço do produto ter fechado os primeiros 21 dias do mês de maio com alta acumulada de 16,07%. Com a redução de 2,08% que entra em vigor amanhã, o preço da gasolina nas refinarias cairá para R$ 2,0433.

Óleo diesel

No caso do diesel, com a queda de 1,54%, após sete aumentos consecutivos, o produto passará a custar a partir de amanhã nas refinarias R$ 2,3351. O diesel acumula desde o dia 1º de maio alta de 12,3%.

Chega no bolso?

A queda de preços anunciada hoje pela Petrobras se dá um dia depois de a companhia ter informado mais um aumento nas refinarias de todo o país nos valores do diesel, que subiu 0,97%, e nos da gasolina, com alta de 0,9%.

Com uma carga tributária de cerca de 40% sobre o valor do combustível, os sucessivos reajustes promovidos pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a dúvida do cidadão brasileiro é: A redução do custo da gasolina deve chegar às bombas de combustível?

Com informações de Agência Brasil

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever