20.5 C
Brasília
20 abr 2024 10:44


12 de Maio: Dia do Enfermeiro, Dia D vacinação e, novamente, de fome para profissionais de enfermagem

Insaciáveis depois almoçarem paçoca com suco, profissionais de enfermagem sortudas reclamam de ‘Kit Paçoca’ e cantarolam Senzala, tema da novela Escrava Isaura

Por Kleber Karpov

Este sábado (12/Mai) foi o Dia D, que marcou o início da campanha de vacinação contra o vírus Influenza H1N1, H3N2. A data coincidiu com a comemoração do Dia do Enfermeiro, no penúltimo dia da semana da Enfermagem. Em comemoração, aos profissionais que atuaram na imunização da população vulnerável, o secretário de Estado de Saúde do DF (SES-DF), Humberto Lucena Pereira da Fonseca,  repetiu a dose de 2016 em algumas unidades de Saúde. Mas, sortudos, foram presenteados por Fonseca com um ‘kit paçoca’. E não é que teve quem reclamasse?

Por volta das 14 horas, uma servidora da Unidade Básica de Saúde (UBS) 10 de Ceilândia entrou em contato com Política Distrital (PD) para reclamar do tratamento escravocrata de Humberto Fonseca. “Funcionários trabalhando sem almoço em pleno Dia D da campanha da gripe. Ficamos sem almoço e até agora nenhuma providência”, disse, sob sigilo de identidade, ao informar que os servidores fizeram vaquinha para almoçar.

Em outra unidade, com mais sorte, duas servidoras recorreram a sátira para relembrar a gestão ‘a lá senzala’ de Humberto Fonseca e do governador do DF, o socialista Rodrigo Rollemberg (PSB). Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, as profissionais de Saúde apresentaram o ‘kit paçoca’ concedido por Rollemberg e cantarolaram Retirantes, tema da novela Escrava Izaura, composta em 1976 por Dorival Caymmi.

Para o vice-presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (SINDATE-DF), Jorge Vianna, o caso chega a tamanho absurdo, que até para denunciar se tornou impossível deixar de rir da ‘falta de senso’ do atual governo apor incluir uma nova data comemorativa, o Dia D, de Fome. Vianna também publicou um vídeo em frente a um Posto de Saúde no 02.

“Para muitos enfermeiros e técnicos em enfermagem esse foi o Dia D, dia de fome.  Porque passaram o dia inteiro, trabalhando, fazendo vacinação, com apenas um kit lanche. Esse é o presente que o secretário de Saúde dá de presente dá aos enfermeiros e aos técnicos em enfermagem em dia de vacinação? Esse é o tipo de governo como ele vem sempre tratando nossos colegas trabalhadores.”disse ao lembrar ao resgatar o ‘estilo de gestão’ de Rollemberg.

A outra parte

Questionada sobre o problema, por meio de nota a SES-DF responsabilizou a empresa fornecedora de alimentação hospitalar e prometeu apurar o caso.

“A Secretaria de Saúde tomou providências, neste sábado (12), para iniciar um processo de responsabilização da empresa contratada para o fornecimento de alimentação aos servidores escalados para o Dia D da campanha de vacinação contra influenza, por distribuir, em algumas salas de vacina, alimentos impróprios para o consumo.

Em função do contratempo, a pasta recolheu os kits de alimentação que apresentavam problemas e orientou os servidores a deixarem os postos de vacinação para almoçar em esquema de rodízio. A Secretaria de Saúde ressalta que não houve prejuízos à população, uma vez que nenhuma sala de vacina foi fechada antes do horário previsto.

Diante do ocorrido, a Saúde produzirá um relatório sobre as condições de recebimento das refeições nos pontos de entrega e encaminhará ao setor de gestão dos contratos de serviços. A empresa será notificada e punida de acordo com a lei de licitação.”

Reincidência

Em 2016, na mesma campanha, a SES-DF, também deixou os servidores que trabalharam na campanha de vacinação, morrerem, de fome. À época, a desculpa era a falta de contrato para fornecimento de alimentação. “Como também é sabido, a Secretaria de Saúde não tem no momento contrato para alimentação. Recebeu na semana passada autorização do TCDF e fará nos próximos dias a licitação. Fornecer alimentação aos servidores durante o Dia D da Vacinação implicaria um gasto de quase R$ 1 milhão sem cobertura contratual, algo que é vedado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.”.

Em tempo!

Feliz Dia do Enfermeiro!

Feliz Semana da Enfermagem!

Atualização: 13/5/18 às 15h35 para remoção de vídeo

Esclarecimento:
Após tomar conhecimento que o vídeo postado pelas servidoras em um grupo fechado, no Whatsapp e, vazado, sem o consentimento das servidoras, Política Distrital removeu da matéria, para evitar possíveis retaliações  por parte dos gestores da SES-DF.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever