23.5 C
Brasília
20 abr 2024 00:30


Secretaria de Saúde do DF reclama de falta de leitos mas ‘armazena’ camas elétricas novas, a céu aberto

Camas elétricas, macas, cadeiras de rodas e de banho, suporte para soro estão ‘armazenados’ em pátio do Hospital de Apoio na Asas Sul

Por Kleber Karpov

A falta de leitos é um dos discursos recorrentes por parte do secretário de Estado de Saúde do DF (SES-DF), Humberto Lucena Pereira da Fonseca, para justificar centenas de salas que poderiam ser operacionais. Mas, nesta quinta-feira (10/Abr), Política Distrital (PD) recebeu denúncia que dezenas de equipamentos que deveria estar em uso, estão ‘armazenados’ ao relento em pátio do Hospital de Apoio de Brasília (HAB).

Camas elétricas, novas e usadas, cadeiras de rodas e de banho, macas, suporte para soro, biombos e armários estão amontoados em uma área do HAB. Parte em área coberta e outra ao relento. Sob sigilo de identidade, um servidor da SES-DF explicou que parte dos equipamentos estão no local “há cerca de 2 anos ou mais.”. De acordo com a fonte, o ‘armazenamento’ dos novos, coincidem com o fechamento da oncologia paliativa na unidade.

“Lembra que eles fecharam o ambulatório da oncologia onde os pacientes quando precisavam de atendimento devido intercorrências iriam pra lá e eram muito bem atendido e não precisam ficar horas aguardando atendimentos nas emergências? Eles fecharam esse serviços”, disse.

Desperdício

O servidor criticou o desperdício de recursos do herário público, enquanto tanto servidores quanto pacientes são penalizados nas unidades de saúde por terem que lidar com equipamentos danificados, ou com a falta desses.

“Realmente o caos assola a saúde publica quem diria que o hospital que já foi referência em atendimento se encontraria nessa situação. Um verdadeiro sucatão onde materiais hospitalares em prefeitas condições vem sendo armazenado de forma inapropriada,  enquanto várias unidades precisam de materiais bem como maca cadeiras e outros equipamento o Hospital de Apoio se dá o luxo de guardar esses matérias causando um desconforto para os usuários e servidores. Uma pergunta que não que calar aonde está a administração dessa unidade em que coloca esses matérias expostos a céu aberto causando um prejuízo enorme ao erário público e aos pacientes. Gostaríamos de uma explicação da direção desta unidade uma vez que o hospital tido como referência pode chegar nos dias de hoje chamado de sucatão por todos que ali convive. Essa é mais umas das heranças que esse governo vai deixar para a população do DF.”.

Confira os equipamentos

Falta de leitos

Em entrevista recente ao programa Panorama Político, o ex-secretário de Saúde, Rafael Barbosa informou que, apenas no Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF), 150 dos 800 leitos estavam sem funcionamento.

Outrora

A SES-DF dispõe do Parque de Apoio, situada no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), que outrora a secretaria promovia a recuperação dos equipamentos e os retornavam para a rede.

O que diz a SES

Questionada sobre os equipamentos ao relento no HAB, a Pasta refutou a versão. “As cadeiras e os equipamentos que estão danificados estão armazenados em uma área coberta. Todos estão catalogadas, documentados e encaminhados para manutenção.”.

Atualização: 10/5/18 às 16h33 para adição de resposta da SES-DF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever