26.5 C
Brasília
24 abr 2024 22:16


Vem aí: VI Semana da Enfermagem do SAMU 192/DF

Vem aí: VI Semana da Enfermagem do SAMU 192/DF

Palestras, cursos e programações personalizadas serão oferecidos entre 14 e 18 de maio

Por Kleber Karpov

De 14 à 18 de maio, acontece a VI Semana da Enfermagem do SAMU/DF, que apresenta uma grade extensa de programações para os profissionais de enfermagem do DF. No decorrer dessa semana, uma série de atividades, a exemplo de palestras, cursos e programações personalizadas para promover a atualização e a consciência da importância do papel da enfermagem na Saúde.

Com uma programação extensa, nos quatro primeiros dias, de 14 à 17 de maio, os Núcleos de Atendimento Pré-Hospitalar (NAPH´s) contam com programações personalizadas. Palestras de capacitação e orientação em segurança do paciente; Controle de infecção e protocolo de Medicamentos de Alta Vigilância (MAV) no Atendimento Pré-Hospitalar; além de atividades organizadas pela Gerência e Núcleo de Educação do SAMU/DF.

Em 17 de maio, um treinamento aberto será oferecido a estudantes de graduação e de cursos técnicos  em enfermagem do DF. No período da manhã serão realizadas palestras: Tecnologias Educacionais no APH; práticas: Suporte básico de vida no adulto, ovace adulto e pediátrico; e, Suporte básico de vida pediátrico.

O curso será realizado no Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do Serviço de Atendimento Médico de Urgência no DF (SAMU-DF), situado no Parque de Apoio da Secretaria de Saúde – SGAP Lote G Área Especial s/nº (Ao lado do Clube da Saúde – SIA) Brasília/DF. Mais informações e inscrições:  https://neusamudf.weebly.com

CRDF e SAMU-DF

Uma novidade é a agregação de servidores de enfermagem do Complexo Regulador em Saúde (CRDF) que realizará, conjuntamente, a 1a Semana de Enfermagem. Criado em setembro de 2017, o CRDF e o SAMU/DF foram integrados a esta nova estrutura como uma de suas diretorias.

SBEn

Também acontece a 79ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem Nacional (ABEN), suas Seções, Regionais e Núcleos. O tema central será ‘A centralidade da enfermagem nas dimensões do cuidar’, de acordo com aprovação durante a 77 a Reunião do Conselho Nacional da ABEn (77o CONABEN), em 2 de setembro de 2017.

História

A Semana Brasileira de Enfermagem, celebrada anualmente pela Associação Brasileira de Enfermagem, foi instituída em 1940. Com início no dia 12, em que se celebra o nascimento da pioneira da enfermagem, a britânica, Florence Nightingale, nascida em 1820 e, o término em 20 de maio, data em que relembra o falecimento de Anna Justina Ferreira Nery, em 1880, considerada a pioneira da enfermagem no Brasil.

Embora em 12 de maio, se comemore o Dia Internacional da Enfermeira. No Brasil, a data foi instituída em 1938 pelo ex-presidente Getúlio Vargas e, oficializada 22 anos depois, em 12 de maio de 1960, o então presidente Juscelino Kubistchek, por meio do Decreto 48.202, ocasião em que oficializou a ‘Semana da Enfermagem’.

Confira a programação:

SERVIÇO:

Data: 17/05/2018​
Horário: 08:00 Às 12:00 Hs
Carga Horária: 04 Horas.
Valor: Gratuito.
Público Alvo: Exclusivamente para Profissionais e Estudantes na área da saúde.
Observação: Considera-se profissionais de saúde, aqueles com formação técnica ou superior para atuação exclusiva na área da saúde.
Conteúdo:
 palestra: tecnologias educacionais no aph; práticas: suporte básico de vida no adulto, ovace adulto e pediátrico; suporte básico de vida pediátrico.

Local do curso: Núcleo de Educação em Urgências – NEU/SAMU-DF.
Endereço: Parque de Apoio da Secretaria de Saúde – SGAP Lote G Área Especial s/nº (Ao lado do Clube da Saúde – SIA) Brasília/DF.
Ponto de referência: Vindo pela EPTG, sentido Taguatinga – Plano Piloto, na primeira parada de ônibus do SIA (que fica antes da CAESB e da passarela de pedestres), vire à direita, vá até o final e faça o retorno à esquerda, entrando logo em seguida à direita no Parque de Apoio da SES (que fica ao lado do Clube da Saúde).

 Atualização: 4/5/18 às 18h03

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever