20.5 C
Brasília
20 abr 2024 07:54


Após mais de um ano, Rollemberg anuncia fim de racionamento de água no DF

Decisão contraria posição da ADASA, presidida pelo compadre do governador, que previu reavaliação após período das chuvas de outubro. Populismo ou jogada ensaiada?

Por Kleber Karpov

O governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB) anunciou, nesta quinta-feira (3/Abr), o fim do rodízio no fornecimento de água no DF para 15 de junho. A medida ocorre após a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA) anunciar que racionamento poderia ocorrer apenas após as chuvas de outubro.

Ávido por recuperar a popularidade, Rollemberg tenta tirar proveito das críticas em relação ao anúncio de reajuste em 2,99%, na tarifa de água e esgoto da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), para 1o de junho.

Em matéria publicada por Política Distrital (PD), a ADASA chegou a anunciar que, embora ocorre o reajuste das taxas, o racionamento deveria permanecer. Um dos parâmetros, para a permanência era a necessidade de aguardar as chuvas de outubro, também, posterior ao período de seca no DF. Embora os volumes de água nas barragens do Descoberto e de Santa Maria já superassem os 90% e 50% respectivamente.

Justificativa

Mas, para justificar o fim do racionamento, Rollemberg justificou que houve uma redução de 12% a 13% no consumo de água pela população do DF, o que ele considerou o “grande legado” no rodízio de fornecimento. O chefe do Executivo enfatizou, ainda, que as captações no Ribeirão Bananal e no Lago Paranoá incrementaram o sistema em 1,4 mil litros por segundo.

Populismo?

Na quarta-feira (2/Abr), o agora populista Rollemberg, anunciou uma tentativa de intervenção para tentar suspender o reajuste das tarifas da Caesb. Isso porque, do montante, 2,06%, relativo ao Reajuste Tarifário Extraordinário (RTE), será para custeio de ‘prejuízos’ da Companhia.

O reajuste das tarifas da CAESB, presidida pelo primo de Rollemberg, Maurício Luduvice foi autorizado pelo conselho da ADASA. A Agência de regulação, por sua vez é presidida pelo compadre de Rollemberg, Paulo Sérgio Bretas de Almeida Sales.

Ou jogada ensaiada?

Sob sigilo de identidade, um político da cidade brincou com a questão. “Depois vai fazer demagogia para o povo sofrido do DF, dizendo que vai para justiça contra o aumento que o primo ocupante do seu cargo de confiança de presidente da Caesb, solicitou e o compadre que ele tirou da secretaria de Ciência e tecnologia e indiciou para presidente da ADASA autorizou. Eu não entendo mais nada.”, disse.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever