23.5 C
Brasília
20 abr 2024 00:13


Sem renovação de credenciamento, transplantes de rins estão suspensos, no Hospital de Base o DF, desde janeiro

Enquanto pacientes no DF aguardam transplante, órgãos captados no HBDF são destinados à outras unidades, inclusive, para outros estados, denuncia médico

Por Kleber Karpov

Denúncia recebida por Política Distrital (PD), nesta quarta (11/Abr), aponta que o Instituto Hospital de Base (IHBDF) está com os procedimentos de transplante de rins  suspensos desde o início do ano. A denúncia foi realizada por um médico da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), que condenou o descaso com pacientes que aguardam a realização dos procedimento cirúrgico do DF.

De acordo com o denunciante, que pediu sigilo de identidade, o credenciamento do HBDF para realização de transplantes de rins venceu em dezembro de 2017. Porém, segundo o médico, “até agora não fizeram nada pra renovar.”.

O profissional de Saúde chamou atenção ainda para outro dado relevante. Mesmo com pacientes na fila de transplantes de rim, por falta do credenciamento, os órgãos doados e captados no DF, passaram a ser encaminhados para outras unidades que realizam o procedimento.

“Não estamos mais fazendo transplantes e existem pacientes na fila. Todos os órgãos doados e captados lá [no IHBDF] estão indo pra fora. É uma irresponsabilidade muito grande, além da perda de recursos.”, afirmou.

Na fila de espera

De acordo com dados do Registro Brasileiro de Transplantes (RTB) da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), em dezembro de 2017, um total de 280 pessoas estão na lista de espera por um transplante de rim no DF.

O que diz a SES

Procurada para se manifestar sobre a falta de credenciamento do IHBDF para realização de transplante de rins, até o momento da publicação da matéria, a Pasta não se pronunciou.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever