27.5 C
Brasília
18 abr 2024 14:39


Odontologia entra para a lista de especialidades de residência multiprofissional no DF

Foram ofertadas oito vagas. Matrículas devem começar em abril

Por Alline Martins

O Programa de Residência Multiprofissional em Rede: Terapia Intensiva acaba de ganhar mais uma especialidade profissão em sua composição: a odontologia. Em seu terceiro ano, o programa, até então, era formado por enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e psicologia.

“Com a regulamentação da necessidade de dentistas dentro da UTI, incluiu-se a profissão da residência multiprofissional. A equipe de odontologia já está organizada desde o ano passado dentro das UTIs e, com isso, conseguiu ter preceptor de odontologia”, frisa a coordenadora da Residência Multiprofissional, Cibelle Antunes Fernandes.

Na primeira seleção, foram oferecidas oito vagas, onde 43 dentistas se interessaram e se inscreveram. “O resultado está prestes a ser publicado no Diário Oficial do DF e as matrículas começam logo em seguida”, conta Cibelle. Ao todo, o Programa de Residência Multiprofissional em Rede: terapia intensiva conta com 91 vagas.

São dois anos de residência e o estudante passa por atividades práticas e teóricas. “A proposta do programa é fazer rodízio na rede. No primeiro ano os alunos passam pela UTI de média complexidade e no segundo, para a alta complexidade. Com isso, eles passam por três grandes hospitais da rede”, detalha a coordenadora.

Participam do programa os hospitais regionais da Asa Norte, Ceilândia, Taguatinga, Santa Maria, da Região Leste e o Instituto Hospital de Base. “Dentistas do Hospital Regional de Santa Maria ajudaram a trazer a profissão para o programa, montando cronograma e processo pedagógico”, diz Cibelle.

Importância

Para o chefe da residência de UTI, Marcos Pains, essa inclusão será importante para “formação de mão de obra especializada em uma área carente e de grande necessidade no serviço público”. E completa: “Haverá padronização do atendimento em todas as unidades participantes, aumento no investimento em pesquisa científica e maior qualificação do quadro de servidores da secretaria.”

Atualmente, 13 dentistas atuam em UTIs em nove hospitais da rede pública de saúde.

Fonte: Agência Saúde-DF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever