20.5 C
Brasília
24 abr 2024 06:43


Sindate-DF: Três servidores devem compor grupo de estruturação da Saúde Mental no DF

Por Evely Leão

Na manhã desta segunda-feira (03/02), a direção do Sindate se reuniu com a Superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, Dra. Moema Campos para discutir sobre as mudanças propostas pela Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES/DF) para o Instituto de Saúde Mental (ISM).

Na ocasião, a direção exigiu que os trabalhadores e a população participassem de todas as discussões sobre as possíveis mudanças no ISM, tendo em vista que nada passou pelos Conselhos Regionais de Saúde.

Para o sindicato, qualquer mudança proposta pelo Estado deve ser amplamente discutida com a população e com os trabalhadores. “Os principais envolvidos não tiveram a chance de discutir sobre o que estava acontecendo, o que causou confusão e indignação por parte dos trabalhadores e pacientes”, explica o vice-presidente do Sindate, Jorge Vianna.

Após o pedido do Sindate, a superintendente da Região Centro-Sul concordou em acrescentar três servidores, eleitos pelos colegas, para compor o Grupo de Trabalho (GT), e assim iniciar a discussão de forma participativa, e não apenas como ouvintes.

A direção do Sindate cobrou mais transparência nas intenções da Secretaria de Saúde com relação ao ISM, uma vez que existe muita especulação quanto a mudança proposta pela SES, a qual poderia prejudicar, de forma drástica, o atendimento a população.

Segundo a superintendente, essas mudanças já estavam previstas no Plano Diretor de Saúde Mental, aprovado em colegiado e publicado em dezembro de 2017, no qual todos os gestores estavam cientes. No entanto, a direção do sindicato questionou que os gestores não representam os trabalhadores, e muito menos a população, e por esse motivo a Secretaria de Saúde deveria ter comunicado os Conselhos Regionais de Saúde do DF.

O sindate informa que reunião para escolher os três servidores representante dos trabalhadores acontecerá ainda amanhã (06/02).

Participaram desta reunião, além da direção do Sindate, o diretor administrativo, José Maria Gomes e uma representante da categoria, a servidora do ISM, Lívia Cintia.

Fonte: Sindate-DF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever