27.5 C
Brasília
23 abr 2024 15:57


Celina Leão participa de Seminário Internacional de destinação adequada dos resíduos sólidos urbanos

A deputada distrital Celina Leão (PPS) participou na segunda-feira (6), do Seminário Internacional dos Resíduos Sólidos Urbanos. O seminário aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) e teve o objetivo de discutir sobre os resíduos sólidos urbanos. Alguns tipos de resíduos sólidos são altamente perigosos para o meio ambiente, podendo causar a contaminação do solo no local do despejo ou até mesmo de grandes áreas caso entrem em contato com algum riacho ou até mesmo algum lençol freático. Esse tipo de material perigoso requer um sistema de coleta, classificação, tratamento e descarte adequado e rigoroso. Podemos citar como exemplos as pilhas e baterias de telefones e equipamentos eletrônicos que são formados por compostos químicos com alta capacidade de poluição e toxicidade para o solo e a água, os quais são também extremamente tóxicos aos seres humanos e animais.

Para a deputada Celina Leão, palestrante no Seminário, no Distrito Federal, “a questão do lixo é social desde a sua coleta. Em alguns locais da nossa cidade não existe coleta seletiva. O grande desafio do Brasil é criar segurança jurídica para que os empresários internacionais possam investir neste sentido. O Lixo não é só coisa ruim, também é dinheiro. Temos uma cidade aqui no DF, que tira a sobrevivência do lixo, catadores vivem da renda que adquirem com o lixo. Mas infelizmente a nossa máquina brasileira está presa na burocracia. Essa é a maior missão do Brasil, facilitar o acesso aos municípios para que tenham recursos para os aterros sanitários e coletas seletivas”.

Coleta

Os resíduos sólidos urbanos podem ser coletados de forma indiferenciada ou seletiva. Indiferenciada quando não ocorre nenhum tipo de seleção durante a coleta; ou a seletiva, quando os resíduos são recolhidos e já separados de acordo com seu tipo e destinação. Após a seleção, os mesmos são enviados ao aterro sanitário, onde o material é coletado de forma indiferenciada e despejado para que se decomponha e seja absorvido pelo solo.

Existem também as unidades de reciclagem, que têm como objetivo reaproveitar os materiais que possam ser reciclados e encontrar uma nova forma de utilização desses compostos.

Fonte: Ascom Celina Leão

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever