28.5 C
Brasília
25 abr 2024 16:58


GDF nomeou 592 servidores na Saúde, mas 137 enfermeiros foram ignorados?

Transparência da Saúde não funciona, por evitar entrar no mérito do problema, mas 37 enfermeiros, do concurso de 2005, devem assumir parte das 137 nomeações que deveriam acontecer na última segunda-feira (23)

Por Kleber Karpov

O GDF nomeou, na segunda-feira (23/Out), 631 novos servidores. Desses, 592 apenas para atuarem na Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF). Porém, Política Distrital (PD) recebeu reclamações de enfermeiros, pois nenhum, dos 137 profissionais previstos dessa categoria, constou na publicação do Diário Oficial do DF.

O caso foi denunciado por uma técnica em enfermagem da da SES-DF que aguarda nomeação, desde 2015, na função de enfermeira. A profissional de saúde, que pede sigilo sob a identidade.

A servidora chegou a encaminhar uma conversa telefônica com a diretoria de seleção da SES-DF que explicou que houve a suspensão das nomeações de enfermeiros, por força de decisão judicial. Segundo a interlocutora, a secretaria foi notificada, na sexta-feira (20/Out), sobre a determinação que suspendeu as nomeações para tal categoria.

Questionada sobre o assunto, a atendente informou apenas ser uma decisão que mandou suspender as nomeações as nomeações de enfermeiros. “Tem uma demanda de enfermeiros do concurso de 2005 que não foram nomeados.”.

O que diz a SES

PD solicitou mais informações sobre tal notificação da Justiça à SES-DF. Porém a pasta se limitou a informar que foi notificada e “irá cumprir a decisão judicial.”.

A Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG) e a subchefia de Comunicação do Palácio do Buriti, também foram acionadas, mas até a publicação da matéria não houve nenhum retorno.

SindEnfermeiros

PD conversou com a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do DF (SINDENFERMEIROS-DF), Dayse Amarilio que confirmou a notificação por parte da Justiça à SES-DF, provocada por enfermeiros, provenientes do concurso de 2005, além de explicar o que a SES-DF evitou fazê-lo.

“Eles passaram no concurso, dentro do número de vagas de aprovados, mas não foram chamados com a terceirização, porque o Hospital de Santa Maria [HRSM] passou a ter um contrato diferenciado. Então vários entraram na Justiça naquela época, e desses, 37 ganharam ganharam a ação e já foi, transitado em julgado e a Secretaria não pode mais recorrer. Como eles [SES-DF] foram notificados semana passada o governo ficou sem saber o que fazer.”, explicou Dayse.

Vale observar que em 2008, o HRSM passou a ser gerido pela Organização Social, Real Sociedade Espanhola de Beneficência, que acabou parando em machetes de jornais por escândalos.

Nomeações nessa semana

Porém, segundo Dayse Amarilio, a SES-DF já definiu como deve proceder em relação as nomeações dos Enfermeiros e, que recebeu informações da subsecretária de Gestão de Pessoas, Jaqueline Carneiro com as definições das próximas nomeações.

“A Secretaria [de Saúde] ia nomear 137 enfermeiros. Então, eles vão nomear 37, dos que ganharam a ação em 2005, e o restante, os 100 vão chamar no concurso de 2014. Vai ter uma nomeação até sexta-feira [(27/10)] e a outra na outra semana.”, explicou.

Nomeados

Na publicação do Diário Oficial de segunda-feira (23) foram nomeados:

  • 28 Médicos – Clínica-Médica
  • 70 Médicos da Família e Comunidade
  • 39 Cirurgiões-Dentistas
  • 14 Psicólogos
  • 12 Biomédicos
  • 15 Assistentes sociais
  • 2 Fisioterapeutas
  • 6 Terapeutas ocupacionais
  • 39 Técnicos de Higiene Dental
  • 11 Técnicos Administrativos
  • 8 Técnicos de Laboratório – Patologia Clínica
  • 269 Técnicos de Enfermagem

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever