23.5 C
Brasília
16 abr 2024 12:11


Rede de Controle da Gestão Pública se reúne para intensificar combate à corrupção no Distrito Federal

Para fortalecer o combate à corrupção no Distrito Federal, foi criada a Rede de Controle da Gestão Pública, que realizou sua primeira reunião nesta quarta-feira, 4 de outubro. Formada pela cooperação entre seis órgãos, a estrutura é composta pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o Ministério Público de Contas (MPC/DF), o Tribunal de Contas do DF (TCDF), a Controladoria-Geral do DF (CGDF), a Polícia Civil (PCDF) e a Secretaria de Fazenda (SEF/DF).

A rede de âmbito distrital vai articular ações de fiscalização da gestão pública, combate à corrupção e fortalecimento do controle social. O acordo possibilita a troca de informações, de forma ágil e sistêmica, que sejam úteis à proteção do patrimônio público, à defesa da probidade administrativa e à fiscalização dos recursos públicos.

Para a promotora de Justiça Lenna Daher, “há a necessidade da atuação em rede dos órgãos de controle e fiscalização da gestão pública do DF, para a definição de estratégias de combate à corrupção, principalmente a partir de mecanismos para a prevenção dos ilícitos e sua detecção precoce, além do fortalecimento do controle social exercido pela comunidade do DF”.

Neste primeiro encontro, estiveram presentes os promotores de Justiça do MPDFT Alexandre Sales, Cíntia Costa e Lenna Daher. Foi discutida a divulgação das ações institucionais já existentes, voltadas ao combate à corrupção, como, por exemplo, o projeto do Ministério Público “Cidadão Contra a Corrupção”, de palestras em escolas, e o recém-lançado “Todos Juntos Contra a Corrupção”, de compartilhamento de iniciativas. A próxima reunião será realizada em 6 de novembro, para a definição do planejamento estratégico da Rede para 2018.

Fonte: MPDFT

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever