Celina Leão apresenta, na Terça (15), moção de repúdio contra Saúde do DF, por fechamento de Centro de Saúde no Guará

Print Friendly, PDF & Email

Unidade, entre outras demandas, prestava assistência a portadores de HIV

Por Kleber Karpov

Após tomar conhecimento do fechamento do Centro de Saúde (CS) 2 do Guará, a deputada distrital, Celina Leão (PPS), anunciou que deve apresentar moção de repúdio, na terça-feira (15/Ago), às 15h, no plenário da Câmara Legislativa do DF (CLDF). Na unidade era oferecido assistência à pacientes portadores de HIV, que devem ter o tratamento descontinuado.

De acordo com a parlamentar, com o fechamento do CS2, “o gabinete recebeu diversas manifestações de apelo sobre a interrupção do atendimento na unidade de saúde.”, disse ao lamentar o que chamou de “ação unilaterial”, por parte da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF).

Falta de medicamento e reagente

Além do fechamento da unidade, Política Distrital (PD) publicou matéria na sexta-feira (11/Ago), que abordou a preocupação, por parte da presidente do Conselho Regional de Farmácia do DF (CRF-DF), Gilcilene Chaer,  sobre a falta de reagente para a realização do teste de detecção da carga viral em portadores do vírus HIV nos estoques do Laboratório Central (LACEN) da SES-DF.

PD observou ainda outra matéria publicada por Radar DF (2/Ago), sobre a denúncia da Organização Não Governamental Amigos da Vida, de falta de medicamento Lamivudina, que compõe o coquetel de pacientes portadores de HIV, embora a SES-DF afirme que o estoque está normal.

No Distrito Federal 11.075 pessoas recebem tratamentos e medicamentos antirretrovirais (AVR). Vale ressaltar que o tratamento dos portadores de HIV no DF abrange não só medicamentos fornecidos pelo Ministério da Saúde, mas também medicação para tratar infecções oportunistas, exames de Carga Viral, CD4, genotipagem e outros medicamentos que se encontram em falta na rede pública de saúde.

“Um retrocesso no tratamento a doença que deveria ser ampliado no DF, mas infelizmente em decisão unilateral sem ouvir a sociedade, o GDF interrompe os atendimentos e decide fechar essa unidade no DF.”, afirma Celina Leão.

1

Kleber Karpov

@KleberKarpov Jornalista (MTB 10379-DF) Perfil Acadêmico e Profissional Pós-Graduando em Auditoria em Serviços de Saúde (ICESP-DF) Graduado em Jornalismo (ICESP-DF); Ciências Políticas (Veduca/USP); Consultor em Tecnologia da Informação; Consultor em Marketing Político; Coordenador de Campanhas políticas ou institucionais; ex-Assessor Parlamentar na Câmara Federal; Vice-Presidente da Associação Brasiliense de Blogueiros de Política (ABBP); Projetos Pessoais e Sociais: Criador do projeto www.queromeucarrodevolta.com.br (2012), para vítimas de roubos e furtos de veículos; Editor e Apresentador do telejornal Quero Meu Carro de Volta Apresentador do Panorama Político (Rádio Federal) Envie sua sugestão de pauta: Whatsapp: (61) 99606-2984 E-Mail: karpovls@gmail.com

Você pode gostar...

Comentário