27.5 C
Brasília
18 abr 2024 14:45


Celina Leão apresenta, na Terça (15), moção de repúdio contra Saúde do DF, por fechamento de Centro de Saúde no Guará

Unidade, entre outras demandas, prestava assistência a portadores de HIV

Por Kleber Karpov

Após tomar conhecimento do fechamento do Centro de Saúde (CS) 2 do Guará, a deputada distrital, Celina Leão (PPS), anunciou que deve apresentar moção de repúdio, na terça-feira (15/Ago), às 15h, no plenário da Câmara Legislativa do DF (CLDF). Na unidade era oferecido assistência à pacientes portadores de HIV, que devem ter o tratamento descontinuado.

De acordo com a parlamentar, com o fechamento do CS2, “o gabinete recebeu diversas manifestações de apelo sobre a interrupção do atendimento na unidade de saúde.”, disse ao lamentar o que chamou de “ação unilaterial”, por parte da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF).

Falta de medicamento e reagente

Além do fechamento da unidade, Política Distrital (PD) publicou matéria na sexta-feira (11/Ago), que abordou a preocupação, por parte da presidente do Conselho Regional de Farmácia do DF (CRF-DF), Gilcilene Chaer,  sobre a falta de reagente para a realização do teste de detecção da carga viral em portadores do vírus HIV nos estoques do Laboratório Central (LACEN) da SES-DF.

PD observou ainda outra matéria publicada por Radar DF (2/Ago), sobre a denúncia da Organização Não Governamental Amigos da Vida, de falta de medicamento Lamivudina, que compõe o coquetel de pacientes portadores de HIV, embora a SES-DF afirme que o estoque está normal.

No Distrito Federal 11.075 pessoas recebem tratamentos e medicamentos antirretrovirais (AVR). Vale ressaltar que o tratamento dos portadores de HIV no DF abrange não só medicamentos fornecidos pelo Ministério da Saúde, mas também medicação para tratar infecções oportunistas, exames de Carga Viral, CD4, genotipagem e outros medicamentos que se encontram em falta na rede pública de saúde.

“Um retrocesso no tratamento a doença que deveria ser ampliado no DF, mas infelizmente em decisão unilateral sem ouvir a sociedade, o GDF interrompe os atendimentos e decide fechar essa unidade no DF.”, afirma Celina Leão.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever