Por falta de servidores HMIB restringe atendimentos pediátrico de emergência

Print Friendly, PDF & Email

Pacientes com classificação verde deve se dirigir ao Hospital Universitário de Brasília

Por Kleber Karpov

Pacientes com classificação de risco verde e amarelo tiveram restrição de atendimento no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), unidade referência em atendimento pediátrico do DF.Denúncia recebida, na noite de sábado, Política Distrital (PD), por servidor, que pede sigilo de identidade, afirma que o problema ocorreu por insuficiência de servidores para compor as escalas de médicos e, de chefias.

De acordo com o servidor, o problema ocorre em decorrência da impossibilidade de compor escalas fechadas de servidores. “Temos desfalques por causa das exonerações, aposentadorias e licenças prolongadas e com isso perdemos mais de 180 horas. O resultado é que nos finais de semana, as escalas do HMIB devem ter atendimentos restritos.”, afirma o servidor ao observar que o problema também atinge a gestão do hospital.

“Para piorar, nossa escala de chefes de equipes também está desfalcada. Nesse fim de semana, para se ter uma ideia, não teremos chefia de equipe para o domingo.”, afirmou.

PD questionou a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) que, por meio da Assessoria de Comunicação, confirmou o desfalque momentâneo, na chefia de equipe. A Pasta informou ainda que no HMIB apenas os pacientes classificados em amarelo, laranja e vermelho devem ter prioridade no atendimento. Os demais devem se dirigir ao Hospital Universitário de Brasília (HuB).

“A Secretaria de Saúde informa que o atendimento nas emergências dos hospitais prioriza os casos mais graves, classificados em amarelo, laranja e vermelho, por isso, aqueles sem gravidade, classificados em verde ou azul, aguardam um tempo maior para serem atendidos. No caso do HMIB, esses pacientes são encaminhados ao Hospital Universitário, que recebe 30 pacientes/dia com encaminhamento, ou são orientados a procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência, onde a maioria dos casos pode ser resolvido e de forma mais rápida.”

 

0

Kleber Karpov

@KleberKarpov Jornalista (MTB 10379-DF) Perfil Acadêmico e Profissional Pós-Graduando em Auditoria em Serviços de Saúde (ICESP-DF) Graduado em Jornalismo (ICESP-DF); Ciências Políticas (Veduca/USP); Consultor em Tecnologia da Informação; Consultor em Marketing Político; Coordenador de Campanhas políticas ou institucionais; ex-Assessor Parlamentar na Câmara Federal; Vice-Presidente da Associação Brasiliense de Blogueiros de Política (ABBP); Projetos Pessoais e Sociais: Criador do projeto www.queromeucarrodevolta.com.br (2012), para vítimas de roubos e furtos de veículos; Editor e Apresentador do telejornal Quero Meu Carro de Volta Apresentador do Panorama Político (Rádio Federal) Envie sua sugestão de pauta: Whatsapp: (61) 99606-2984 E-Mail: karpovls@gmail.com

Você pode gostar...

Comentário