InfoMedApp: Startup do DF lança aplicativo que informa condições de atendimentos nas emergências de Saúde

Print Friendly, PDF & Email

Mentores da ferramenta são profissionais, do Distrito Federal,  ligados à Saúde

Por Kleber Karpov

Um grupo de profissionais de Saúde da capital do país começa os testes de uma ferramenta que deve se expandir em todo país. O InfoMedApp é um aplicativo para dispositivos móveis e foi criado para permitir que usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) possam obter informações sobre pontos de atendimento público nas unidades de saúde pública, que ofereçam atendimentos de urgências e emergências.

O InfoMedApp foi pensado para tentar auxiliar os usuários do SUS, na hora em precisam de atendimento de urgência ou emergência: conseguir atendimento, no menor tempo possível. Problema comum, em decorrência de superlotações e falta de profissionais, descobrir as unidades de pronto atendimentos, com fluxo rápido de atendimento deve se tornar mais fácil.

Problema esse que abrange cerca de 70% da população brasileira usuária do SUS, de acordo com Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) realizada pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Como funciona

Disponível, para dispositivos móveis com sistema operacional Android, a startup optou por trabalhar, inicialmente com usuários do Distrito Federal. Por meio do InfoMedApp é possível pesquisar as unidades de atendimentos de urgência e emergência, por especialidades, em toda capital do país.

O InfoMedApp permite a usuário, estabelecer um raio de alcance, referenciado por geomapeamento, das unidades a serem pesquisadas. Além de consultar as condições de atendimentos em cada uma delas, dados esses apontados por outros usuários e agentes de saúde pública, que utilizarem o aplicativo.

No caso dos agentes de saúde pública, uma interface administrativa deverá ser liberada em breve de modo que possam subsidiar a aplicativo com informações, a exemplo de escalas de médicos e condições de atendimentos.

Feedbacks

Os usuários do SUS também são parceiros estratégicos para o InfoMedApp, uma vez que, em um radio de 50 metros de uma determinada unidade de saúde é possível informar, por exemplo, hora da entrada no ponto de atendimentos e o tempo de atendimento médico efetivo, após a triagem para classificação de risco.

Além disso o sistema calcula automaticamente, a hora de entrada e de saída da unidade, também referenciado por geomapeamento. Isso deve permitir que outros usuários possam avaliar as condições de atendimento em um determinado ponto de saúde.

Tais dados também devem servir para a tomada de decisão de usuários do SUS, em condições de emergência ou urgência, quanto ao melhor deslocamento de modo a obter assistência em unidades com capacidade de atendimento.

Nasceu grande

O InfoMedApp foi um dos seis projetos escolhidos pelo Google, em parceria com a Colúmbia Global Centers, para apresentação do aplicativo, durante a ‘Des-conferência Hakeando a Burocracia no Setor Público’, realizada no Campus da Google (7) em São Paulo.

 

Startup apresenta InfomedAPP no Campus do Google em São Paulo – Foto: Divulgação

A BrazilLAB, aceleradora de projetos também demonstrou interesse em internacionalizar o InfoMedApp. A ideia é que o aplicativo concorra a prêmios internacionais, além de a startup participar de curso de aperfeiçoamento fora no país.

No meio acadêmico, o convite veio por parte da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) que se propôs a criar um seminário para que o InfoMedApp seja apresentado aos graduandos.

SERVIÇO: Aplicativo InfoMedApp
Sistema Operacional: Android com previsão, em breve para IOS
Onde baixar: https://play.google.com/store/apps/developer?id=InfoMedApp
Abrangência: Distrito Federal com abertura para demais estados, em fase de atualização
Site do InfoMedApp:  https://www.infomedapp.com.br
Mais informações: Professor Nelson (61) 98131-8781

 

1

Kleber Karpov

@KleberKarpov Jornalista (MTB 10379-DF) Perfil Acadêmico e Profissional Pós-Graduando em Auditoria em Serviços de Saúde (ICESP-DF) Graduado em Jornalismo (ICESP-DF); Ciências Políticas (Veduca/USP); Consultor em Tecnologia da Informação; Consultor em Marketing Político; Coordenador de Campanhas políticas ou institucionais; ex-Assessor Parlamentar na Câmara Federal; Vice-Presidente da Associação Brasiliense de Blogueiros de Política (ABBP); Projetos Pessoais e Sociais: Criador do projeto www.queromeucarrodevolta.com.br (2012), para vítimas de roubos e furtos de veículos; Editor e Apresentador do telejornal Quero Meu Carro de Volta Apresentador do Panorama Político (Rádio Federal) Envie sua sugestão de pauta: Whatsapp: (61) 99606-2984 E-Mail: karpovls@gmail.com

Você pode gostar...

Comentário