Cursos de enfermagem à distância será debatida na Comissão de Educação do Senado Federal

Print Friendly, PDF & Email

Os problemas dos cursos de graduação em enfermagem à distância serão tema de audiência pública interativa na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A audiência será realizada na quinta-feira (1º), às 10h30.

O Conselho Federal de Enfermagem realizou em 2015 uma operação para verificar as condições de formação oferecidas pelos cursos de graduação em enfermagem à distância e o resultado foi preocupante. Foram visitados 315 polos de apoio presencial, onde o conselho constatou que muitos não contavam com biblioteca ou sequer condições para a prática de estágio supervisionado, espaços para disciplinas básicas e específicas, como anatomia, fisiologia e bioquímica, entre outras.

Outra constatação da operação foi de que a carga horária das aulas práticas dos cursos representavam menos de 8% do exigido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, que são 4 mil horas.

Foram convidados para o debate a presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Solange Aparecida Caetano; o secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde, Valdirlei Castagna; e representantes do Conselho Federal de Enfermagem, do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, da Associação Brasileira de Educação a Distância, da Associação Nacional das Universidades Particulares e da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior.

A audiência será realizada na sala 15 da Ala Senador Alexandre Costa, e terá tradução na língua brasileira de sinais (Libras). Os cidadãos podem participar com comentários ou perguntas aos parlamentares e aos convidados.

Fonte: Agência Senado

0

Kleber Karpov

@KleberKarpov Jornalista (MTB 10379-DF) Perfil Acadêmico e Profissional Pós-Graduando em Auditoria em Serviços de Saúde (ICESP-DF) Graduado em Jornalismo (ICESP-DF); Ciências Políticas (Veduca/USP); Consultor em Tecnologia da Informação; Consultor em Marketing Político; Coordenador de Campanhas políticas ou institucionais; ex-Assessor Parlamentar na Câmara Federal; Vice-Presidente da Associação Brasiliense de Blogueiros de Política (ABBP); Projetos Pessoais e Sociais: Criador do projeto www.queromeucarrodevolta.com.br (2012), para vítimas de roubos e furtos de veículos; Editor e Apresentador do telejornal Quero Meu Carro de Volta Apresentador do Panorama Político (Rádio Federal) Envie sua sugestão de pauta: Whatsapp: (61) 99606-2984 E-Mail: karpovls@gmail.com

Você pode gostar...

Comentário