25.5 C
Brasília
25 abr 2024 12:58


Sindicalistas esclarecem suposta aprovação por unanimidade do Instituto Hospital de Base do DF

Conselho de Saúde discutiu melhora da gestão do hospital, mas, implantação de Instituto? Nem pensar!

Por Kleber Karpov

Nesta segunda-feira (20/Mar), Política Distrital (PD) teve acesso na íntegra à Ata da Trecentésima Octogésima Sétima Reunião Extraordinária do Conselho de Saúde do DF (CSDF)[Leia na íntegra], de 27 de setembro de 2016, que esclarece de vez a revolta dos conselheiros ligados às entidades sindicais, que representam os trabalhadores da saúde, com assento no CSDF. Entidades criticam matéria publicada pela Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF)(17/Mar), que afirmou haver apoio por unanimidade para instituição do Instituto HBDF.

A matéria sob o título  ‘Aprovação do Instituto Hospital de Base foi unânime no Conselho de Saúde’, causou a revolta das entidades sindicais com assento no CSDF. Embora o documento revele a discussão sobre um novo modelo de gestão do Hospital de Base do DF (HBDF), por outro lado, em nenhum momento, tal modelo é explicitado na Ata de Reunião.

Consta na Ata que o presidente do CSDF, Helvécio Ferreira, “questionou o papel do HBDF na questão da alta complexidade”, além de o motivo de “não adotar um modelo de gestão similar ao do Hospital Sarah Kubitscheck”. Ainda de acordo o documento expõe que o Ferreira “remeteu à Mesa Diretora, a apresentação dos destaques e esclarecimento de todas as dúvidas. Aprovado por unanimidade.”.

Porém…

Conforme explicaram os conselheiros de saúde, representantes dos trabalhadores no CSDF, em nenhum momento a ata menciona que tal ‘aprovação por unanimidade’ esteja relacionada à implantação do Instituto HBDF. O que pode explicar a justificativa de Ferreira à PD, ao sugerir, conforme matéria publicada pelo blog que, “A proposta enviada à CLDF é exclusiva da gestão, prerrogativa do Governador! Em síntese: Houve aprovação de que a gestão apresentasse proposta de estrutura organizacional de autonomia relativa do HBDF, nos moldes da Rede Sarah”.

Isso foi o que explicou o presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (SINDATE-DF), João Cardoso. “Como havia dito, em nenhum momento passou matéria sobre o Instituto Hospital de Base. Houve sim a explicação e a sugestão de um modelo, mas não aprovamos, em nenhuma hipótese a criação de um Instituto.”, afirmou Cardoso.

Malandramente

Para o diretor do Sindicato dos Enfermeiros do DF (ENFERMEIROS-DF), Márcio da Mata, a SES-DF, ‘malandramente’, se aproveitou a discussão sobre o assunto para ‘vender’ à população do DF a impressão de o modelo ter amplo apoio. Márcio explicou ao PD que houve a discussão sobre a melhoria do modelo do HBDF, “e em relação ai isso, ninguém votaria contra”, porém, de acordo com o sindicalista, discutir e concordar com a melhoria do hospital e aprovar a criação do Instituto HBDF, “São coisas totalmente diferentes”, disse ao afirmar que, embora na reunião do CSDF de terça-feira (21/Mar), o tema não esteja em pauta, “vou pedir a inclusão de pauta”, ao sugerir a tentativa por parte da gestão da SES-DF de induzir a opinião pública ao erro, “de forma totalmente maliciosa”.

O tempo vai fechar

Márcio da Mata não está sozinho. No que depender dos representantes, os conselheiros, representantes dos trabalhadores, com assento no Conselho de Saúde, pretendem cobrar explicações do secretário de saúde do DF, Humberto Lucena Pereira da Fonseca.

Atualização: 20/3/17 às 23h57

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever