Associação de moradores e Conselho Gestor de Saúde de Vicente Pires se unem contra mudanças na Atenção Primária

Print Friendly, PDF & Email

Comissão Geral na Câmara Legislativa do DF permite participação popular

Por Kleber Karpov

Embora tente empurrar mudanças na Atenção Primária (AP) na saúde pública do DF por ‘goela abaixo’, o secretário de Estado de Saúde do DF (SES-DF), Humberto Lucena Pereira da Fonseca sofre forte resistência por parte de políticos e sindicatos. Mas associações de moradores, lideranças comunitárias e conselhos gestores de Saúde entram nessa briga para manter o ‘formato’ tradicional de atendimento na AP.

Nesse sentido a Associação dos Moradores de Vicente Pires (AMOVIPE) e o Conselho Gestor de Saúde daquela Região Administrativa (RA) começou a mobilizar a população local para participarem da Comissão Geral, de iniciativa da deputa distrital, Celina Leão (PPS), a ser realizada na Câmara Legislativa do DF (CLDF), realizada no dia 9 de março, às 15h. A Comissão Geral é uma sessão formal do Legislativo, que permite ampla participação popular.

Debate

Com a realização da Comissão Geral, Celina Leão pretende ampliar o debate e ouvir os moradores das diversas RAs do DF em relação as mudanças na Atenção Primária publicadas por meio das Portarias 77 e 78, pelo secretário de Saúde, considerada, equivocadas, por diversos especialistas em saúde pública.

Mobilizações

Além de Vicente Pires, outras associações, lideranças comunitárias e membros de Conselhos Regionais de Saúde, também mobilizam a população em outras RAs, a exemplo de Ceilândia, Riacho Fundo, Núcleo Bandeirante e Gama.

Confira a convocação da AMOVIPE e do Conselho Gestor de Saúde de Vicente Pires

INFORME AMOVIPE E CONSELHO GESTOR DE SAÚDE DE VICENTE PIRES:

Atenção Servidores da UBS Vicente Pires e comunidade de Vicente Pires. Vamos em peso para a Comissão Geral da CLDF, de iniciativa da Dep Celina Leão, dia 9/3, quinta-feira, às 15 horas, no plenário. Teremos direito a voz e o evento é transmitido para todo o edifício sede da CLDF. Também é acompanhado pela representação do Governador na CLDF.

Será discutida a política pública de saúde na atenção primária do DF, em especial de Vicente Pires, Recanto das Emas e Santa Maria, que passam por desmonte de serviços e perda de servidores, bem como o problema da supressão de direitos dos servidores que prestam o excelente serviço à UBS Vicente Pires e às outras cidades. Neste evento uniremos força com Recanto das Emas e Santa Maria, que passam pela mesma situação da UBS VP.

Está marcado! Vá e leve mais 4 moradores em seu veículo!
Esta Comissão Geral influenciará positivamente na continuidade do atendimento qualitativo de nossa UBS: Ou ela continua através da nossa luta, ou acaba de vez!

Nossa vitória depende de você, morador! Participe!

Gilberto Camargos – Presidente

Geraldo Oliveira – Vice Presidente.

Participe! Participe! Participe! Participe!

0