28.5 C
Brasília
19 abr 2024 17:22


Após negar, Secretaria admite discussão sobre transferência da cirurgia de coluna do hospital do Paranoá

Denúncia foi publicada por Política Distrital há menos de duas semanas

Por Kleber Karpov

Após Política Distrital publicar matéria sobre possível transferência da cirurgia de coluna no Hospital Regional do Paranoá (HRPa)(12/Fev), referência nesse tipo de procedimento, a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), admitiu ao blog que o assunto está em discussão. A confirmação ocorreu após nova denúncia de servidor que insistiu que na verdade o procedimento pode ser extinto no DF.

“Estão transferindo a referência de coluna para o Base [Hospital de Base do DF (HBDF)] ou Santa Maria [Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)]. Desfazendo a estrutura e os serviços existentes. Sabe-se lá o que isso vai dar.”, disse.

Segundo o servidor do HRPa, que pediu sigilo da identidade, o espaço deve ganhar nova destinação. “Está sendo dito nos corredores do Paranoá [HRPa] que a equipe de planificação ficará lá e pediu várias salas.”, disse ao observar que a unidade deve receber técnicos e enfermeiros sob contrato temporário.

Um dos motivos para a suposta transferência do serviço é atribuída por servidores do local à falta de anestesiologistas. A unidade realizava uma média de 300 cirurgias de coluna/ano, porém, com sem anestesistas o suficiente na Rede, o número caiu pela metade no último ano.

Preocupação

Especialistas apontam ainda que o remanejamento dos profissionais de coluna para outras unidades pode “extinguir” de vez com a realização desse procedimento na rede. preocupação de uma mudança dessa natureza. “Se a rede transferir o serviço, corre o risco de sofrer resistência da equipe de cirurgia de coluna. Aí a Secretaria que tem uma estrutura pronta para realizar esse tipo de procedimento no Paranoá, corre o risco de extinguir o serviço.”, disse um especialista em Saúde que conversou com o Blog e pediu sigilo da identidade.

O que diz a SES

Ao ser questionada sobre o assunto, por meio da Assessoria de Comunicação a SES-DF informou que “A Superintendência da Região Leste esclarece que a transferência das cirurgias de coluna do Hospital da Região Leste (antigo Hospital Regional do Paranoá) ainda é assunto em discussão.”.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever