27.5 C
Brasília
18 abr 2024 14:49


GDF tirou dinheiro do colchão para pagar, nessa segunda (20), as Horas Extras da Saúde?

Pressão de servidores e sindicato pode ter feito com que dinheiro surgisse para bancar Horas Extras e folia de Carnaval, talvez siga sem maiores incidentes 

Por Kleber Karpov

A pressão por parte dos servidores e de sindicato da Saúde em cima do governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB) e do secretário de Estado de Saúde do DF (SES-DF), Humberto Lucena Pereira da Fonseca, pode ter surtido efeito. Na tarde dessa segunda-feira (20/Jan), representantes das entidades sindicais afirmaram que o pagamento das Horas Extras (HEs) deve sair, ainda hoje, embora a assessoria de comunicação da Secretaria diga o contrário.

Na sexta-feira (18), Política Distrital publicou matéria em que servidores da SES-DF estavam se articulando para entregar, em massa as Horas Extras, com 48 horas de antecedência do feriado de Carnaval. Isso em decorrência dos constantes atrasos e promessas de pagamentos descumpridas por parte do GDF, em atraso desde setembro de 2016 e em algumas unidades de saúde, ainda em agosto daquele ano.

Horas Extras de Santa Maria

Após ser abordado por um servidor da Saúde, chateado com Política Distrital, por não dar um retorno em relação às HEs em atraso desde agosto de 2016, dos profissionais de saúde do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), o blog apurou a demanda com a SES-DF no domingo (19/Jan). Por meio da Assessoria de Comunicação (ASCOM), a secretaria, na mesma data afirmou que deve pagar juntamente, às unidades que ficaram com pendências das HEs de agosto, juntamente com as de setembro, porém,  não havia previsão de data.

“As horas extras referente ao mês de agosto que ainda não foram pagas, sairá juntamente com as horas extras de setembro. A Secretaria de Saúde informa que ainda não há previsão para o pagamento. A folha de pagamento das horas extras está empenhada, aguardando dotação orçamentária.”.

Às pressas

Em relação às HEs de setembro, após os sindicatos anunciarem a confirmação de pagamento da SES-DF, o blog fez outra apuração junto a SES. Mas, a ASCOM devolveu a mesma resposta padrão, dos últimos dias.

Mas…

Ou o receio de esperar o pior, as vésperas de um feriadão em que: folia, diversão e muita bebida, costumam lotar as emergências dos hospitais fez com que o secretário de saúde caísse na real. Ou a pressão de servidores e sindicatos foi tão intensa que os gestores da SES-DF funcionou. Fato é que o GDF ‘tirou o dinheiro do colchão’ e, talvez  por isso, não tiveram tempo hábil para avisar a ASCOM sobre o pagamento das HEs.

O anúncio da ‘boa nova’ foi dado pelos presidente e vice-presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (SINDATE-DF), João Cardoso e Jorge Vianna, em uma rede social e no Whatsapp, ocasião, na ocasião em que foram protocolar ofício sobre para contestar as mudanças na Atenção Primária que atinge em cheio a Enfermagem do DF. Juntamente com a presidente do Sindicato dos Enfermeiros (ENFERMEIROS), Dayse Amarilio, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do DF (COREN-DF), Gilney Guerra e da presidente da Associação Brasileira de Enfermagem DF (ABEN-DF), Rosalina Aratani Sudo.

Secretaria de Saúde anuncia pagamento de Horas Extras

Horas Extras de Santa Maria II

A dúvida que resta é: Se o dinheiro surgiu de última hora, corre o risco de as HEs de Agosto pendentes no HRSM, anunciadas para serem pagas juntos as de setembro ser protelada novamente? O jeito é aguardar para ver. Em todo caso, parabéns aos servidores e aos sindicatos por ‘demonstrar’ como a SES-DF se propõe a funcionar.

Atualização: 20/2/17 às 20h25 para correção de informação/imagem destaque

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever