20.5 C
Brasília
24 abr 2024 05:17


Rollemberg presta contas na abertura dos trabalhos da Câmara Legislativa do DF

Por Luís Cláudio Alves

A Câmara Legislativa do Distrito Federal retomou nesta quarta-feira (1) os trabalhos legislativos, com a realização da primeira sessão do ano. O governador Rodrigo Rollemberg participou da sessão, apresentou uma prestação de contas do seu mandato e pediu apoio dos deputados distritais para votação de projetos de interesse do governo. O presidente da Câmara, deputado Joe Valle (PDT), destacou que a relação entre os dois poderes deve ser pautada pelo respeito. “A autonomia do Legislativo não significa oposição sistemática, mas respeito à Casa da discussão, da representação popular”.

Além dos deputados distritais, também acompanharam a sessão vários secretários do GDF, administradores regionais, presidentes de empresas públicas, entre outras autoridades. Logo após a execução do hino nacional pela banda da Polícia Militar, Rollemberg falou sobre as realizações do seu governo em áreas como educação, saúde, segurança, habitação, cultura e mobilidade durante quase uma hora.

O governador lembrou que iniciou sua carreira política pela Câmara Legislativa, onde foi distrital, e ressaltou a importância do Legislativo para o enfretamento da crise econômica. Fez um balanço da situação financeira herdada do governo anterior, disse que foi obrigado a adotar medidas dura, mas garantiu que, “apesar das dificuldades, estamos no rumo certo”. Segundo ele, a cada quadrimestre as contas do governo estão se adequando aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Entre os avanços relatados pelo governador estão a construção de creches, destinação de recursos para escolas, contratação de profissionais de saúde, redução de crimes contra a vida, criação de vagas no sistema penitenciário, entrega de escrituras, combate à ocupação de áreas públicas, desocupação da Orla do Paranoá, reinauguração do Espaço Cultural Renato Russo, Centro de Dança e construção de novos terminais de ônibus, entre outros.

Rollemberg disse ainda que conta com a Câmara Legislativa para algumas ações do Executivo neste ano, como a universalização da educação integral de crianças de 4 a 5 anos, início das obras do Hospital do Câncer, aprovação da Lei Orgânica da Cultura e de projeto que cria uma bolsa de compensação financeira para 1.200 catadores de lixo, por exemplo.

Pacto

O governador afirmou que confia “na capacidade da população e no compromisso dos deputados em torno das questões fundamentais para a cidade”. “Nada pode ser maior do que os interesses da população de Brasília. Fica aqui um convite para a construção de um pacto por Brasília”, assinalou.

Após a fala do governador, o presidente Joe Valle lembrou que a nova Mesa Diretora atuará nos próximos dois anos para ressignificar a Câmara perante a população do DF. Para ele, a Câmara será palco de importantes decisões nos próximos anos e a população precisa conhecer melhor o trabalho realizado pelo Legislativo.

Valle ressaltou ainda que a Câmara é o espaço para as discussões e construção de consensos, informando que 75 mil pessoas passaram pela Casa no ano passado. O presidente também garantiu o apoio do Legislativo para o combate a crise. “Diante da crise, devemos seguir o caminho da austeridade, mas com a perspectiva de prosperidade”, completou.

Fonte: CLDF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever