22.5 C
Brasília
17 abr 2024 23:25


Comitê para ajudar o DF a sair da crise, mas Rollemberg tenta esvaziar reunião

Com o grave momento Político-Administrativo-Financeiro por que passa o Distrito Federal, deputados distritais, federais e senadores eleitos pela Capital do País devem se reunir, na manhã desta terça-feira (31), para firmar um pacto pelo DF. O coordenador da bancada no Congresso, deputado federal Izalci Lucas (PSDB) pretende sugerir aos colegas a criação de um Comitê de Avaliação Estratégica (CPAE) para ajudar o Distrito Federal a sair da crise em que se encontra. Se aprovada pelos parlamentares, a sugestão será levada ao governador Rodrigo Rollemberg .

O CPAE será composto por 1 senador, dois deputados federais e 3 deputados distritais. O coordenador da bancada federal e o presidente da Câmara Legislativa terão assento garantido, além das demais cotas anteriormente citadas. O Comitê terá reuniões quinzenais com o governador e/ou membros do governo local por ele indicados para o levantamento de dados e a apresentação de sugestões setoriais para ações de curto prazo e também para a definição de programas estratégicos de médio e longo prazo. Poderá ainda propor reuniões com entidades de classe ou quaisquer outras representantes da sociedade organizada do DF com vistas a levantar dados e sugestões para a melhor definição dos rumos político, administrativo e financeiro do Distrito Federal.

O CPAE terá funções apenas consultivas e de aconselhamento, sendo que o governador terá plena liberdade para acatar ou não as sugestões apresentadas pelo Comitê.

O deputado Izalci vai sugerir também alguns temas prioritários para o debate e deliberação dos parlamentares. Dentre eles, a CRISE HÍDRICA para se buscar resolver as questões que travam Corumba IV; a definição no PDOT e na LUOS de áreas para desenvolvimento econômico em cada Região Administrativa; a recuperação dos recursos do Fundo Constitucional; a regularização fundiária por meio de parceria com a Polícia Federal, Exercito, Ministério da Defesa, Ministério Público e TJDT a exemplo do que está sendo feito no Pará e Amazonas e, por fim, a questão das tarifas do transporte público.

Para o parlamentar tucano que coordena a bancada do DF no Congresso, a intenção dos parlamentares é ajudar o Distrito Federal a sair da crise e voltar a oferecer oportunidades e serviços de qualidade à população. “Tem coisas que são da esfera da política local e outras que são da federal. Vamos buscar essas alternativas juntos”, lembrou Izalci.

Mas…

Não se sabe se por medo ou arrogância, ao tomar conhecimento do evento, Rollemberg adotou uma prática covarde para quem sugere estar preocupado com os problemas do DF. De acordo com matéria publicada por Metrópoles, o governador, tentou  esvaziar a reunião do grupo político que tenta ajudá-lo.

Na matéria Metrópoles observa que Rollemberg ficou, “irritado” na noite de segunda-feira (30), após tomar conhecimento da reunião na casa de Izalci e convocou a base na Câmara Legislativa do DF (CLDF) para um encontro às 9h — meia hora antes do café da manhã promovido pelo deputado federal Izalci Lucas (PSDB). Embora a assessoria de comunicação do governador, tenha informado que tal reunião foi agendada a pedido dos parlamentares.

E aí base do governo?

Em ano pré-eleitoral, esse pode ser mais um episódio que deve ajudar a separar o joio do trigo. Os eleitores, as comunidades, os  membros de grupos de mensagens instantâneas e redes sociais, certamente não devem ignorar um ‘desvio’ dessa natureza. Resta saber se esses parlamentares pretendem se afundar juntamente com Rollemberg.

Com informações de Metrópoles

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever