21.5 C
Brasília
20 abr 2024 03:12


Vice-governador se manifesta sobre retaliação de Rollemberg após críticas por reajustes no transporte público

Mais uma vez Renato Santana ‘paga o pato’ e passa pelo crivo da caneta do dono do Executivo por criticar ações “equivocadas” de Rollemberg

Por Kleber Karpov

Após interromper viagem a Sergipe e retornar ao DF em decorrência de críticas políticas e populares por reajustar, na surdina, as tarifas do tranporte público, o governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB) voltou, confrontou o Legislativo e mostrou o peso da caneta com exonerações que atingiu em cheio o vice-governador, Renato Santana (PSD).

Santana foi um dos principais protagonistas às críticas voltadas à Rollemberg, durante a posse dos membros da mesa diretora da Câmara Legislativa do DF (CLDF) (1/Jan). Na ocasião o vice-governador chegou a sugerir a exoneração de gestor que propusesse reajustes.

Em resposta Rollemberg de fato exonerou, o próprio vice-governador e aliados. Em publicação no Diário Oficial, desta terça-feira (3/Jan), o Decreto que nomeou Santana para ter exercício, interinamente, em março de 2015, ao Cargo de Administrador Regional, da Administração Regional de Vicente Pires foram tornados sem efeito. Rollemberg exonerou ainda a chefe da Assessoria de Comunicação, da Vice Governadoria, Anna Karolina Rocha Bezerra Viana de Oliveira.

 

O que diz Renato Santana?

Procurado por Política Distrital, o vice-governador criticou a ‘demissão’ por parte de Rollemberg e mencionou que não deve se calar em relação as questões do DF.

“Sugeri a demissão de quem sugeriu ao governador apenas a alternativa de aumento de passagens! E fui demitido de Vicente Pires sem nenhuma ligação do governador! Estive a frente de 10 regiões administrativas nos últimos 2 anos! Sempre que precisou me acionou e fui prontamente atender, por entender que essa é a forma de colaborar com a cidade, trabalhando! Não vou jamais deixar de dar e expressar meu ponto de vista acerca das coisas que afetam a vida do cidade na cidade que nasci e hoje tenho a oportunidade, missão de colaborar com a gestão! Ontem deixei mensagem ao governador sugerindo a suspensão das tarifas e assumi o compromisso de apontar alternativas que possam minimizar o impacto! Auditoria/revisão nas gratuidades, certamente há um descontrole que vem de anos! Por exemplo, hoje um cidadão que ocupa área pública no Distrito Federal, uma varanda de bar por exemplo, não paga pela utilização por não termos instrumentos que permita o pagamento! Quem utiliza área com outdoor nas regiões administrativa a mesma coisa! Sem medo de errar, temos 1bi ano somente nesse tema! Dá trabalho fazer isso? Dá sim, e é por isso que precisamos contar com a mão de obra dos 160 mil servidores que temos no quadro do GDF, o fácil é fazer o óbvio? Não posso concordar, tendo  alternativas! Continuarei trabalhando!”.

Prática recorrente

Essa não é a primeira vez que Rollemberg reage a críticas do colega que o ajudou a se eleger. Em julho, no auge das denúncias de existência de prática de corrupção no Executivo, a partir de áudios vazados, gravados pela presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do DF (SindSaúde-DF), Marli Rodrigues, o governador do DF usou da caneta para exonerar cerca de 100 pessoas ligadas ao vice, na administração pública.

O outro lado

Política Distrital tenta contato com a assessoria de comunicação do governador, para obter parecer sobre o assunto, mas até o momento da publicação da matéria não obteve retorno.

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever