Mesa Diretora da Câmara Legislativa do DF toma posse e critica aumento de passagens

Print Friendly, PDF & Email
Por Franci Moraes

Autonomia do Legislativo frente ao poder Executivo foi o tom da cerimônia de posse da nova Mesa Diretora que vai comandar a Câmara Legislativa no biênio 2017/2018. O evento lotou o auditório da Casa na manhã deste domingo (1), em que foram empossados Joe Valle (PDT) e Wellington Luiz (PMDB) como presidente e vice-presidente, e os deputados Sandra Faraj (SD), Robério Negreiros (PSDB) e Raimundo Ribeiro (PPS), como primeiro, segundo e terceiros secretários, respectivamente.

O aumento das tarifas de transporte, anunciado na última sexta-feira (30) pelo governo, foi criticado pelo presidente Joe Valle: “O governador precisa rever esse aumento. Se ele não o fizer, a Câmara Legislativa vai fazer”. Joe enfatizou a postura de harmonia entre os poderes, mas “sem subserviência”, durante o seu primeiro discurso como presidente empossado.

A revogação do aumento das passagens foi reforçada pelo vice-presidente, deputado Wellington Luiz. Um decreto legislativo sustando os efeitos dos aumentos das passagens de ônibus e metrô foi a sugestão do terceiro secretário, Raimundo Ribeiro. Esse aumento é um “absurdo”, considerou Ribeiro, para quem Joe “personifica a mudança” no parlamento que deve primar pela “autonomia fundamental”. Segundo a primeira secretária, deputada Sandra Faraj, existe uma “sinergia” entre os membros da atual Mesa, o que facilitará o resultado das ações legislativas.

O vice-governador Renato Santana (PSD) disse que o aumento de tarifas não deveria ser a única alternativa para o transporte público do DF e cobrou providência dos responsáveis pela pasta. Ele lembrou que não interferiu no processo de eleição da nova Mesa Diretora porque respeita, na prática, a independência entre os poderes.

Presente na solenidade, o senador Cristovam Buarque (PDT – DF), também pediu a suspensão do aumento das tarifas, “pelo menos enquanto o governador Rodrigo Rollemberg estiver de férias”, na primeira semana do ano.

Joe Valle representou o segundo secretário, deputado Robério Negreiros, que não compareceu à cerimônia, em que participaram diversas autoridades locais e secretários de Governo, entre eles a secretária de Planejamento, Leany Lemos, e de Educação, Júlio Gregório.

Confira a composição da Mesa Diretora para o biênio 2017/2018:

Presidente: Joe Valle (PDT)

Vice-presidente: Wellington Luiz (PMDB)

Primeira secretária: Sandra Faraj (SD)

Suplente primeira secretaria: Telma Rufino (PROS)

Segundo secretário: Robério Negreiros (PSDB)

Suplente segunda secretaria: Lira (PHS)

Terceiro secretário: Raimundo Ribeiro (PPS)

Suplente terceira secretaria: Cristiano Araújo (PSD)

0

Kleber Karpov

@KleberKarpov Jornalista (MTB 10379-DF) Perfil Acadêmico e Profissional Pós-Graduando em Auditoria em Serviços de Saúde (ICESP-DF) Graduado em Jornalismo (ICESP-DF); Ciências Políticas (Veduca/USP); Consultor em Tecnologia da Informação; Consultor em Marketing Político; Coordenador de Campanhas políticas ou institucionais; ex-Assessor Parlamentar na Câmara Federal; Vice-Presidente da Associação Brasiliense de Blogueiros de Política (ABBP); Projetos Pessoais e Sociais: Criador do projeto www.queromeucarrodevolta.com.br (2012), para vítimas de roubos e furtos de veículos; Editor e Apresentador do telejornal Quero Meu Carro de Volta Apresentador do Panorama Político (Rádio Federal) Envie sua sugestão de pauta: Whatsapp: (61) 99606-2984 E-Mail: karpovls@gmail.com

Você pode gostar...

Comentário