28.5 C
Brasília
25 abr 2024 16:23


Secretaria de Saúde suspende exames de hemograma em Centros de Saúde de Taguatinga

Embora Memorando aponte problema, Secretaria de Saúde nega desabastecimento

Por Kleber Karpov

Política Distrital (PD) recebeu denúncia, nessa quinta-feira (24/Nov), que os Centros de Saúde da Região Administrativa (RA) Taguatinga, devem suspender a realização de hemograma completo. O motivo é a falta de reagentes e tubos de EDTA. Porém a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), nega a suspensão, nega a suspensão dos exames.

Uma fonte de PD encaminhou cópia do Memorando nº 401/2016, de 22 de novembro, emitido pela Superintendência da Região de Saúde Sudoeste, que compreende a RA Taguatinga. O documento por sua vez, aponta a suspensão temporária em decorrência da “escassez de reagentes e tubos com EDTA para coleta de hemograma.”.

unnamed-6

“Absurdo”

Para o presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Laboratórios do DF, André Cruz, criticou a suspensão da realização dos exames nos Centros de Saúde em Taguatinga. De acordo com Cruz,

“Essa situação que o laboratório está vivendo é uma verdadeira calamidade um centro de saúde, suspender a realização de coletas para exame por falta de tubos. Hoje a pessoa vai até o centro de saúde, consegue uma consulta com o médico que pede uma bateria de exames e esse exame não é feito por falta de tubo para acondicionar o sangue é um absurdo acontecer na capital do país.”.

O Sindicalista também lembrou que o Laboratório Central (LACEN) da SES-DF também não está realizando exames por falta de reagente de Hepatite e de HIV. Cruz explicou que a unidade recebeu tubos para coleta de exames, que foram parar no lixo, o que observou ser uma prática criminosa.

“Se não tem reagente, não tem porque ficar mascarando para a população, se gastando tubos sabendo que não vai ser realizado o exame. Agora estamos sem tubo de hemograma e de bioquímica, os mais utilizados na rede. O HRT não está fazendo coleta para rotina. É penas para quem está internado. O laboratório está um verdadeiro caos. Parece que a intenção é deliberada para se colocar OS.”, concluiu.

O que diz as Secretaria de Saúde

PD fez contato coma SES-DF para questionar a suspensão da realização dos exames de hemograma. Por meio da Assessoria de Comunicação a Secretaria se limitou a informar: “A informação é improcedente. Não há falta de reagentes para hemograma.”.

Resta saber quem está equivocado. Se a Superintendência ou o secretário de Saúde.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever