19.5 C
Brasília
24 abr 2024 09:05


México cria polícia militar para combater crime e a Segurança no DF

Segurança em Brasília, no Brasil e exterior, em debate no programa Conectado ao Poder

A segurança no Distrito Federal e no Brasil, foi o tema principal do programa Conectado ao Poder, da Rádio OK FM, neste sábado a partir das 12 horas . Os jornalistas Sandro Gianelli, Sinhão e Rodrigo Mercucio entrevistaram  o capitão da Polícia Militar, Olavo Mendonça, especialista em segurança. Fazendo um raio x dos problemas que enfrentam as polícias do Distrito Federal e exemplos internacionais bem sucedidos como o do México. O programa mostrou com números a situação da segurança no Brasil e em Brasília.

Conectado ao Poder começou com uma análise sobre o julgamento de Eduardo Cunha, nesta segunda-feira (12), na Câmara dos Deputados. Abordou os principais assuntos da semana na Câmara Legislativa, os escândalos envolvendo parlamentares, as investigações e decisões da justiça que assolam os deputados distritais, no emaranhado de problemas que vem enfrentando o legislativo local.

Depois, em longa entrevista, o capitão Olavo Mendonça, falou da segurança, em especial da Polícia Militar. Fez uma avaliação da  realidade da  PM e mostrou os números e ações que mudaram a segurança, no México (veja artigo completo, acesse o link no final da matéria).

Com o agravamento da criminalidade o Brasil vem, há algum tempo, rediscutindo o seu modelo policial. Hoje, o que não falta, são opiniões sobre um tema tão complexo e pouco estudado no nosso país.

Olavo Mendonça, citou artigo que está publicado no site Blitz Digital que mostra a realidade da situação. Ressaltou que algumas opiniões publicadas veiculadas na mídia não tem nenhum fundamento ou cabimento, como as que o modelo policial militar só existe no Brasil, ou que a polícia militar brasileira não tem parâmetro internacional.

Segundo Mendonça, essas opiniões foram devidamente contestadas e caíram no descrédito graças a vários artigos publicados como “Só existe polícia militar no Brasil?”, “Qual a diferença da polícia americana para a do Brasil?”, “Polícia francesa X polícia brasileira”, “Qual o salário de um policial nos Estados unidos?”, “A militarização das policias americanas”  e por fim: Um Estudo de Polícia Comparada: Brasil e Estados Unidos da América”, ou seja, A polícia militar brasileira é uma Gendarmerie, que é um modelo policial baseado no francês, e que é a base da segurança pública em toda a Europa, no Continente Americano, na Ásia e na África. Hoje existem mais de 70 Gendarmeries pelo mundo e são respeitadas pela sua disciplina, honra, patriotismo e eficiência no combate ao crime.

Ele mostrou o exemplo mexicano onde devastados pela violência, e pela corrupção do dinheiro fácil que jorrava do tráfico internacional de drogas, o governo mexicano apelou para medidas desesperadas como o uso das Forças Armadas Mexicanas contra o crime organizado. Obedecendo a mesma evolução histórica do Brasil o México usou os militares pois, pelo fato de serem militares, permaneceram imunes a corrupção generalizada que tomou conta da estrutura criminal e judicial do país. Assim como no Brasil a solução mostrou-se incompleta e ineficaz, pois para se combater o crime, nesse grau de deterioração, somente com uma polícia bem organizada e disciplinada. Essa tentativa fracassou e a situação voltou a ficar fora de controle com milhares de pessoas sendo assassinadas por ano e as TVs mostrando cenas de uma guerra civil nas ruas.

Fonte: Edgar Lisboa

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever