25.5 C
Brasília
18 abr 2024 19:56


Diretoria de enfermagem: Enfim a enfermagem tem reconhecimento na SES-DF

Por Evely Leão

Não é de hoje que a direção do Sindate vem pedindo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-DF) a criação de uma Subsecretaria de Enfermagem, por conta da importância que esses profissionais (enfermeiro e técnico) exercem dentro da SES-DF. No entanto, na última sexta-feira (26) o secretário de Saúde, Dr. Humberto Fonseca, reuniu as entidades sindicais Sindate-DF e SEDF, o Conselho de Saúde e a Associação Brasileira de Enfermagem – Seção 01 para comunicar a criação de uma diretoria de enfermagem dentro da Secretária de Saúde.

Visão do Sindate
Na manhã desta terça-feira (26) a diretora Josy Mendonça foi apresentada ao Conselho de Saúde do DF (CSDF) junto com a novidade da criação da diretoria. Para o presidente do Sindate-DF e membro do conselho representando o seguimento do trabalhador, João Cardoso, a criação dessa diretoria irá otimizar o trabalho dos colegas que estão lá na ponta e em todos os setores no qual os profissionais de enfermagem estão atuando e facilitará a interlocução.

De acordo com o vice-presidente do Sindate, Jorge Viana, essa gestão finalmente fez justiça, pois no organograma da Secretaria de Saúde, a enfermagem havia sido suprimida apesar de todas as atribuições importantes dessa categoria, diga-se de passagem, a maior categoria no sistema único de saúde.

No entanto, a enfermagem está muito mais atuante do que há uns anos o que fez com que isso despertasse respeito. “Hoje o governo respeita muito mais a enfermagem do DF, e teve uma sacada política oportuna, mas nós não vamos nos dar por satisfeito, pois ainda tem várias conquistas que foram cerceadas a qual a enfermagem ainda não foi contemplada”, declara Viana.

A diretoria
A publicação da criação dessa diretoria saiu somente nesta terça-feira (30) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) já com o nome da diretora Josy Mendonça. A nova diretoria será composta por nove profissionais, sendo oito enfermeiros e apenas um técnico administrativo e passará a funcionar após a assinatura de posse, sem aumento de custos para a pasta.

De acordo com a nova diretora de enfermagem, a enfermeira Josy Mendonça “Essa estrutura será para pensarmos a parte de processos de trabalho, pactuação nas unidades de saúde, Recursos Humanos, entre outros debates importantes. Estamos em um momento de repensar nosso papel”, afirma. Ainda segundo Josy, essa diretoria será vinculada à Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde (Sais), irá trabalhar junto com a Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SUGEP) e fará o possível para otimizar o trabalho, pois agora terá mais autonomia.

Fonte: Sindate-DF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever