28.5 C
Brasília
25 abr 2024 19:26


Panorama das OSs: Veja as denúncias em outros Estados e no DF

Por Ana Comarú

Não é segredo que o modelo de gestão da saúde, que o Governador Rodrigo Rollemberg tanto sonha em implantar no Distrito Federal, vem de Goiás. Atualmente 14 hospitais, inclusive os quatro principais da capital estão sob a gestão de Organizações Sociais. Em 2015, o Sindate chegou a visitar os Hospitais que estavam sob o novo modelo para averiguar, se ele realmente funcionava. Na época da visita, a direção se deparou com hospitais vazios e os Centro de Atendimento Integrado à Saúde (CAIS) lotados, os pacientes que renderiam menos repasses aos hospitais, eram mandados para os Centros, que ficavam superlotados. Confira no vídeo abaixo:

As OSs em outros Estados
Segundo reportagem do Correio Braziliense, atualmente o Governo e o Ministério Público de Goiás estão tratando na justiça o aumento de 28% no gasto público com a área da saúde. Existem desde 2012, quatro ações que questionam a terceirização dos serviços e aspectos considerados irregulares dos contratos.

No Rio de Janeiro, foi realizado um relatório preliminar pela Comissão de Tributação da Assembleia Legislativa do Rio (ALERJ) que pede o fim da gestão de Organizações Sociais em Unidades de Pronto Atendimento (Upas) do Estado do Rio. O documento aponta ainda que as Upas controladas por OSs entre 2010 e 2015, não alcançaram 65,67% das metas estabelecidas pelas unidades. Faltam parâmetros sobre os custos de medicamentos, gastos com segurança, limpeza, exames laboratoriais, e lavanderia. Há problemas para determinar a faixa salarial de médicos e enfermeiros. O que contribui para os escândalos de desvio de dinheiro e superfaturamento de compras de material hospitalar, confira aquiaqui e aqui também.

A luta continua
banner
A Câmara Legislativa do Distrito Federal cancelou o recesso parlamentar para dar prosseguimento às investigações realizadas pela CPI da Saúde. O alvo agora é o Governador Rodrigo Rollemberg, acusado de receber propina de donos de Organizações Sociais para se eleger.

O Sindate-DF, e outros sindicatos da saúde se uniram para lutar contra a implantação das Organizações Sociais no DF. Será realizado um ato em protesto contra as OSs na terça-feira 02 de agosto, às 09 horas em frente à Unidade de Pronto Atendimento de Ceilândia (UPA), primeira unidade que o governo quer implantar o novo modelo.

Fonte: Sindate-DF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever