20.5 C
Brasília
25 abr 2024 06:12


“Rollemberg delira ao afirmar que vai melhorar a saúde pública do distrito federal em 45 dias”, diz presidente do Sindicato dos Médicos do DF

O presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal, Gutemberg Fialho, disse que o governador Rodrigo Rollemberg “delira” ao afirmar que vai tirar a saúde do caos em 45 dias com a proposta de privatização do sistema. O médico disse ainda, que será uma temeridade entregar a saúde às organizações sociais que não deram certo em canto nenhum do país e afirma que, dificilmente, a proposta será aprovada pela Câmara Legislativa. “Os deputados não desejam para si a morte eleitoral que o povo decretou a Rollemberg”, disse.

Por Redação do Radar

Nem mesmo os dez deputados distritais que foram chamados ao Buriti, nesta terça-feira 14, botaram muita fé na promessa do governador Rodrigo Rollemberg de que em 45 dias o sistema de saúde pública do DF sairá do caos se o programa de contratação de Organizações Sociais (OSs), para administrar o setor, for aprovado pela Câmara Legislativa.

Se a proposta de privatização da saúde não chega a convencer os deputados da base do governo, imagina os outros segmentos da sociedade como o Sindicato dos Médicos, entidade defensora ferrenha do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esse governador é um Agnelo piorado. O ex-governador do DF dizia que tiraria a saúde da UTI em 100 dias. Passou o governo e ele não tirou. Agora aparece Rollemberg prometendo, e quer que todo mundo acredite, que em 45 dias a população irá sentir melhorias no sistema de saúde caso a sua proposta seja aprovada pelo legislativo. Ele delira ao afirmar isso”, disse ao Radar o presidente do SindMédico-DF, Gutemberg Fialho.

Segundo Fialho, a proposta de contratação de Organizações Sociais (OSs), apresentada pelo GDF ao seu grupo de deputados, é um projeto que só começa a ter algum efeito, para o bem ou para o mal, a médio, longo prazo. Ele apontou que há um problema emergencial para ser resolvido e que, até agora, o governador não apresentou nenhuma proposta neste sentido como é o caso do desabastecimento de material e de medicamentos.

“Tem pacientes que estão morrendo porque não tem como fazer hemodiálise, pacientes que morrem com câncer por não terem acessos à quimioterapia, pacientes que estão morrendo na cardiologia porque não tem marca-passo, pacientes que permanecem mutilados por falta de próteses”, apontou.

Para Gutemberg Fialho, entregar o sistema de saúde para a iniciativa privada administrar a atenção básica de saúde que é uma política de estado, será um dos piores crimes a ser cometido por este governo.

Ele apontou ainda, que usar as organizações sociais como regra aumentará os custos e diminuirá a produtividade, além de correr o grande risco do esquema de corrupção como ocorreu no nos estados que optaram por esse tipo de contrato. O sindicalista lembrou que Brasília já teve essa péssima experiência que resultou em um antro de roubalheira do dinheiro publico.

“Tem outro dado importante que sugere uma pergunta que não quer calar: de onde é que vem os 244 milhões de reais que o governador diz ter para financiar o inicio da implantação desse contrato? Rollemberg fica dizendo por aí que não tem dinheiro para comprar remédio, para concertar os tomógrafos, para consertar as máquinas de hemodiálises. Como é que, agora, aparece dinheiro para irrigar as empresas privadas que ele quer que tome conta da saúde do DF? Para a sociedade isso chama se sonegação de informação. O cara tem dinheiro e está deixando a população morrer a míngua. Isso é muito grave.”, Enfatizou.

Fialho contou que os médicos estão comprando material do próprio bolso para o sistema funcionar e que enquanto isso o governador guarda dinheiro para entregar a OSs. O sindicalista disse não acreditar que o governador Rollemberg consiga efetivamente aprovar a sua indecente proposta de privatização do sistema de saúde na Câmara Legislativa, como também não acha que o governador vai ter conduções de cooptar os deputados, cuja maioria é de políticos defensores do SUS e que entende que saúde não é moeda de troca.

“Além do mais, a população está de olho nessa história que pode destruir o resto que ainda temos como ocorreu em outros estados como no Goiás e no Rio de Janeiro. Na verdade, Rollemberg está querendo dividir a responsabilidade da bagaceira que se encontra o sistema de saúde publico tocado pelo seu governo. O deputado que entrar nessa armadilha estará condenado a morte eleitoral”, afirmou.

Fonte: Portal Radar Condomínios

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever