23.5 C
Brasília
20 abr 2024 00:39


PF e CGU deflagram Operação Tarja Preta e cumprem mandados em Naviraí-MS

Policiais federais e agentes da CGU (Controladoria Geral da União), com apoio do MPF (Ministério Público Federal) devem cumprir 17 mandados de busca e apreensão, 12 de condução coercitiva e 2 sequestros de bens de investigados nesta quarta-feira (15) em Naviraí, onde foi deflagrada hoje a Operação Tarja Preta, uma referência a procedimentos da Gerência de Saúde da prefeitura local.

O grupo investiga o desvio de medicamentos e a utilização da farmácia municipal como ferramenta política. Segundo informações da Polícia Federal o objetivo foi desmantelar o grupo especializado no desvio de medicamentos e uso político da farmácia municipal em favor de “apadrinhados”.

Para atender à demanda, o efetivo é de 90 policiais federais e 9 da Controladoria Geral da União. As medidas estão sendo cumpridas também em Campo Grande e Três Lagoas. Conforme informações da PF, as investigações tiveram início no ano passado por meio da Delegacia de Polícia Federal em Naviraí, onde foi constatada a existência de um grupo ligado ao Chefe do Executivo com fornecimento direcionado de medicamentos, em prejuízo da população carente.

Relatório da CGU constatou ainda prejuízos ao erário, bem como a existência de pessoas beneficiadas pela distribuição direcionada de medicamentos e o uso político da farmácia municipal que, por meio de servidores públicos  mediante a prática de corrupção e fraudes, ocasionando desvios de medicamentos.

Os gestores municipais especializaram-se em desvio de medicamentos e realização de outros gastos relacionados com a aplicação de recursos federais repassados pelo Ministério da Saúde, por intermédio do Fundo Nacional de Saúde, na aquisição e destinação de medicamentos constante do Programa de Atenção Básica em Saúde.

Levantamentos preliminares da CGU detectaram em apenas um ano, fraude superior a R$ 500 mil, valor esse que pode aumentar em razão das buscas e apreensões de documentos encontrados durante a ação policial.

Os materiais objetos das buscas e apreensões serão encaminhados para a Delegacia da PF em Naviraí-MS.

Fonte: O Estado online

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever